Empregos mais bem pagos e com mais demanda na área de tecnologia
29 de Outubro de 2020
Ainda não entrou no mercado de trabalho ou está a pensar mudar de carreira? Então este artigo irá certamente interessar-lhe porque vamos falar dos melhores empregos e oportunidades de carreira para o futuro, na área de tecnologia.
Ao pensar na sua carreira profissional, deve concentrar-se não apenas no tipo de trabalho que mais lhe agrada, mas também no que oferece um caminho com futuro.
Num mundo em que o trabalho rotineiro pode ser facilmente automatizado por robôs e algoritmos, precisamos aprender constantemente e encontrar novas maneiras de criar valor para os outros.
Apesar da economia digital estar em expansão, a demanda por muitas das profissões tradicionais e bem remuneradas, como advogados, contabilistas, académicos e gerentes médios, tem vindo a diminuir devido à revolução tecnológica.
Com base nas tendências atuais da tecnologia, aqui estão alguns empregos bem pagos, e para os quais a demanda nesta década ultrapassará a oferta:
- Marketing Digital
Com o tempo de atenção das pessoas diminuindo e a sobrecarga de informações, fazer publicidade de forma eficaz é uma tarefa cada vez mais desafiante. O marketing digital exige contadores de histórias e criadores de conteúdo que também possuem habilidades técnicas como capacidade analítica e pensamento estratégico de negócios.
Se tiver interesse em cursos de marketing digital online gratuitos veja aqui as ofertas disponíveis, e melhore as suas competências nesta área cada vez importante, sem ter de sair de casa.
- UX Design (User Experience Design)
Os designers de UX são responsáveis pela aparência e usabilidade de um produto ou website. O trabalho destes profissionais é concentrar-se nas necessidades emocionais e funcionais subjacentes dos utilizadores e ajudar a criar uma experiência agradável com base nessas descobertas. Os designers de UX consultam os clientes para entender seus objetivos e intenções e realizam testes de usabilidade.
O crescimento do desenvolvimento móvel e da web está a gerar uma demanda cada vez maior nesta área.
- Desenvolvimento de Aplicações Móveis
O desenvolvimento de aplicações móveis continua a crescer sem parar. E, à medida que mais empresas confiam na tecnologia móvel para alcançar os clientes, a demanda por desenvolvedores irá continuar a aumentar. Estes profissionais são essenciais quando se trata de projetar e recomendar aprimoramentos para software baseado em smartphones e tablets. Eles trabalham em novas implantações, codificação, testes e depuração.
- Internet das Coisas (Internet of Things)
A Internet das Coisas é a interconexão via Internet de dispositivos de computação incorporados em objetos do quotidiano, permitindo que estes enviem e recebam dados. Isso inclui tudo, desde smartphones, cafeteiras, máquinas de lavar, micro-ondas, fones de ouvido, dispositivos de iluminação, e quase tudo o que possa imaginar.
- Robótica
Os robôs estão a substituir o trabalho manual e os empregos na indústria de serviços, e assim sendo, as novas oportunidades de emprego viram-se agora para as áreas de projeto, construção e manutenção dos robôs.
- Impressão 3D
Usando o design de código aberto e a impressão 3D, agora é possível trazer a manufatura para a área de trabalho. A demanda por profissionais especializados em impressão 3D na década de 2020 será enorme, devido ao retorno dos processos de manufatura aos países ricos.
- Cibersegurança
As guerras do futuro serão travadas no ciberespaço. A cibersegurança é uma das indústrias que mais cresce no mundo e envolve a proteção de redes, computadores, programas e dados contra ataques, danos ou acessos não autorizados.
- Data Science (Cientistas de Dados)
As novas e bem pagas estrelas da indústria da engenharia de software, são os cientistas de dados. Com tantos dados acumulados, as empresas de ponta precisam de cientistas de dados com habilidades analíticas e sociais para entender os dados e otimizar os processos de negócios.
Estas são algumas das áreas que são muito bem pagas e que terão muita procura nos próximos anos, devendo por isso ser tidas em conta por quem está em início de carreira ou ainda tem muitos anos de trabalho pela frente.