Certificação: Nível 4 de qualificação e 12º ano de escolaridade (Dupla certificação)
Os cursos inseridos nesta modalidade têm a duração de cerca de dois anos e meio, e incluem uma forte componente de formação realizada em contexto empresarial.Componentes de formação:
- Sociocultural
- Científica
- Tecnológica
- Prática em contexto de trabalho
- Ensino profissional
Os cursos profissionais são uma alternativa ao ensino secundário regular, permitindo que os jovens que optem por seguir esta via obtenham equivalência escolar ao 12º ano e simultaneamente uma qualificação profissional de nível 4. Duração: 3 anos.
- CEF
Os Cursos de Educação e Formação para Jovens (CEF) permitem que os jovens que estão em risco de abandono escolar (ou que já abandonaram a via regular de ensino) recuperem os seus défices de qualificação, escolar e profissional, sendo por isso uma oportunidade para concluírem a escolaridade obrigatória, através de um percurso flexível e ajustado aos seus interesses individuais.
Requisitos de acesso:
- mínimo 15 anos de idade
- habilitações que variam entre o 6º ano de escolaridade, ou inferior e o ensino secundário (por concluir)
Das quatro modalidades que estou a falar neste artigo, esta é a única que não se destina exclusivamente a jovens. Os Cursos de Especialização Tecnológica (CET) são dirigidos a jovens e adultos com idade igual ou superior a 23 anos e que sejam detentores de uma das seguintes habilitações:
- Ensino secundário completo
- 10.º e 11.º anos completos e inscrição no 12.º
- Qualificação profissional de nível 3 (estrutura dos níveis de formação estabelecidos na Decisão n.º 85/368/CEE, do Conselho, de 16 de julho de 1985) e nível 4 do Quadro Nacional de Qualificações
- Diploma de Especialização Tecnológica (DET) ou de um grau de ensino superior e que pretendam a sua requalificação profissional
Certificação: Nível 5 de qualificação e Diploma de Especialização Tecnológica (DET).