2 tipos de cursos gratuitos para adultos

29 de Novembro de 2018

Cursos EFA (Educação e Formação de Adultos)


Os cursos de educação e formação de adultos foram criados com o propósito de aumentar as habilitações escolares e profissionais da população portuguesa adulta e, dessa forma melhorar as suas condições de acesso ao mercado de trabalho.

Os adultos podem frequentar este tipo de cursos para obterem equivalência escolar ao 4º, 6º, 9º ou 12º ano de escolaridade e respetivo nível (2 e/ou 4) de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações.

De notar que os cursos EFA possuem diferentes tipologias em função das habilitações escolares (de acesso) dos candidatos.

Se desejar pode consultar aqui as ofertas de cursos efa disponíveis em Portugal. No site indicado as ofertas encontram-se separadas por distrito para que possa encontrar mais facilmente os cursos que irão ter lugar mais perto de si.
 
 

Cursos Vida Ativa


Os cursos vida ativa são dirigidos à população adulta desempregada (e com muito baixas qualificações), tendo sido criados com o objetivo de potenciar e acelerar o regresso destes ao mercado de trabalho, através de uma rápida integração em cursos de curta duração.

Público-alvo:

- Desempregados/as com idade mínima de 18 anos, inscritos nos centros de emprego do IEFP e, cumulativamente, inscritos num Centro Qualifica, com habilitações escolares iguais ou superiores ao 4º ano e inferiores ao 9º ano de escolaridade.

As UFCD, concluídas com sucesso através da medida Vida Ativa - Emprego Qualificado, são objeto de certificação no âmbito do Sistema Nacional de Qualificações, através do SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) podendo dar lugar:
 
  • à emissão de um certificado de qualificações, no caso de percursos de formação do Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ);
  • à emissão de um certificado de formação profissional, no caso de percursos de formação extra CNQ;
  • à emissão de um diploma, com a conclusão de uma qualificação;
  • ao registo das competências no Passaporte Qualifica;
  • à atribuição dos créditos respetivos à formação frequentada com aproveitamento, nos termos a definir em documento normativo próprio.
Os formandos que frequentarem um curso vida ativa terão direito a vários apoios previstos na lei, como por exemplo bolsa de formação mensal e subsídios de alimentação e transporte, entre outros.

Caso tenha interesse em consultar as ofertas de cursos vida ativa remunerados visite o site Cursos Grátis clicando aqui.
 
Aproveite e veja aqui os tipos de cursos grátis disponíveis para jovens.

 

Escreva-nos

Contactos


Entrar em contacto