Psico&Soma - Formação Pedagógica Inicial de Formadores

Formação profissional

DistritoViseu
LocalRua Miguel Bombarda, 36
Sector de actividade Formação e Desenvolvimento de Projectos sociais
Inicio da formação 2019-09-09
Fim da formação 2019-10-09
Fundamento Esta formação permite o acesso ao Certificado de Competências Pedagógicas (CCP – Antigo CAP) com homologação pelo IEFP. Com a PsicoSoma não vai “tirar” apenas o CCP… Vai ter uma experiência única rumo à Formação de Formadores! Muito mais do que um certificado, proporcionamos uma formação repleta de inovação e criatividade, capacitando verdadeiros FORMADORES de TOPO! Todos nós temos potencial para ser um Formador de TOPO e nós exploramos esse seu lado da EXCELÊNCIA da melhor forma! Participe num processo formativo marcado pelo dinamismo, troca de experiência e conhecimento! Uma experiência na qual o storytelling é uma constante, através da nossa Liga dos Formadores de TOPO, desenhamos uma experiência que potencializa as mais diversas competências de cada um. Como na Liga Fantástica, cada super-herói tem uma vantagem, também os nossos Formadores de TOPO são treinados para ser os melhores!
Modulos MÓDULO 1. FORMADOR: SISTEMA, CONTEXTOS E PERFIL Sub-módulo: 1.1. Formador: Contexto de Intervenção Sub-módulo 1.2. Aprendizagem, Criatividade e Empreendedorismo Sessão Presencial: 3h | Auto-Formação: 6h | Sessão Síncrona: 1h MÓDULO 2. SIMULAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL** Sub-módulo 2.1 Preparação e Concretização das Simulações Sub-módulo 2.2. Análise e Projecto de Melhoria Sessão Presencial: 10h MODULO 6. RECURSOS DIDÁTICOS E MULTIMÉDIA Sub-módulo 6.1. Exploração de Recursos Didáticos Sub-módulo 6.2. Construção de Apresentações Multimédia | Auto-Formação: 9h30min| Sessão Síncrona: 30min MÓDULO 7. PLATAFORMAS COLABORATIVAS DE APRENDIZAGEM Sub-módulo 7.1. Plataformas: Finalidades e Funcionamento Sub-módulo 7.2. Comunidades Virtuais de Aprendizagem | Auto-Formação: 9h30min| Sessão Síncrona: 30min MÓDULO 3. COMUNICAÇÃO E DINAMIZAÇÃO DE GRUPOS EM FORMAÇÃO Sub-módulo 3.1. Comunicação e Comportamento Relacional Sub-módulo 3.2. Diversidade no Contexto de Formação Sessão Presencial: 1h30min| Auto-Formação: 8h |Sessão Síncrona: 30min MÓDULO 4. METODOLOGIA E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS Sub-módulos 4.1. Métodos e Técnicas Pedagógicas Sub-módulo 4.2. Pedagogia e Aprendizagem Inclusiva e Diferenciada Sessão Presencial: 1h30min| Auto-Formação: 8h |Sessão Síncrona: 30min MÓDULO 5. OPERACIONALIZAÇÃO DA FORMAÇÃO: DO PLANO À ACÇÃO Sub-módulo 5.1. Competências e Objectivos Operacionais Sub-módulo 5.2. Desenho do Processo de Formação-Aprendizagem Sessão Presencial: 3h | Auto-Formação: 7h |Sessão Síncrona: 30min MÓDULO 8. AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO E DAS APRENDIZAGEM Sub-módulo 8.1. Avaliação Qualitativa e Quantitativa Sub-módulo 8.2. Avaliação: da Formação ao Contexto de Trabalho Auto-Formação: 9h30min | Sessão Síncrona: 30min MÓDULO 9. SIMULAÇÃO PEDAGÓGICA FINAL** Sub-módulo 9.1. Preparação e Concretização das Simulações Sub-módulo 9.2. Análise e Prospetiva Técnico-Pedagógica Sessão Presencial: 10h * Conteúdos assentes no Referencial do IEFP (2012) e conteúdos diferenciadores PsicoSoma ** Estes dois módulos podem ver a carga horária aumentar em resultado do número de participante (informação devidamente comunicada pela PsicoSoma de forma atempada).
Público Alvo As condições de acesso à Formação Pedagógica Inicial de Formadores exigem a verificação dos requisitos de entrada, exigidos pela Portaria no 214/2011 de 30 de Maio, associados ao nível de qualificação escolar: Deve ter preferencialmente uma qualificação de nível superior; Não pode ter qualificações inferiores ao 9º ano de escolaridade. Sem prejuízo dos critérios legais, deverão constituir critérios de acesso os seguintes: Interesse e motivação para a realização da ação de formação; Disponibilidade; Expectativas e necessidades de formação; Relacionamento interpessoal (capacidade de comunicação e interação, tolerância, capacidade facilidade de cooperação e de trabalho em equipa, capacidade de coordenação de trabalho, …) Competências pessoais e sociais adequadas à função: autonomia, assertividade, capacidade de resolução de problemas, espírito empreendedor, iniciativa, criatividade, flexibilidade, …) Competências básicas no domínio das TIC; Experiência profissional; e, outras que se venham a verificar necessárias para a concretização do objetivo da formação. De acordo com o Regulamento elaborado ao abrigo do artigo 12º da portaria 214/2011 de 30 de maio
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