Psicologia Forense

Formação profissional

DistritoFaro
Sector de actividade Formação e Desenvolvimento de Projectos sociais
Inicio da formação 2022-01-24
Fim da formação 2021-12-23
Fundamento O campo da Psicologia Forense tem vindo a expandir-se, especialmente desde a década de 70. No entanto, a sua história parece ter tido os seus primeiros sinais no final do século XIX, quando J. Mckeen Cattell conduziu uma simples experiência sobre a veracidade dos testemunhos, na Universidade Columbia, em Nova York. Após ter questionado os seus alunos sobre o estado do tempo da semana anterior, Cattell obteve uma enorme variedade de respostas, e notou que até os alunos que deram as respostas erradas mantinham-se convictos de que as suas respostas estavam corretas. Subsequentemente, Cattell dedicou a sua investigação ao estudo aprofundado da memória e dos testemunhos. Numerosos psicólogos deram seguimento a investigações neste campo e rapidamente alargaram-se para outras problemáticas que, atualmente, são conhecidas na área da psicologia forense, nomeadamente: deteção de mentiras; delinquência juvenil; desistência do crime; vitimologia; link entre doença mental e o crime; entre outras. De modo que, atualmente, com a crescente produção de conhecimento científico relativo à psicologia forense e a sua aplicação nos mais diversos contextos e populações, notou-se uma necessidade em sintetizar e explorar a mesma no decorrer do presente curso, de forma a beneficiar os profissionais interessados neste campo.
Modulos Módulos Conteúdos I Contextos e Áreas de Intervenção do Psicólogo Forense II Delinquência Juvenil III Comportamento Desviante e Criminal IV Vitimologia V Psicologia do Testemunho
Público Alvo Esta formação destina-se aos profissionais na área da Saúde Mental e/ou a exercer no Sistema de Justiça, que pretendam adquirir, atualizar ou aperfeiçoar os seus conhecimentos na área da Psicologia Forense.