Fundamento | Em PNL, sabemos os programas, ou estratégias, nos quais os estudantes com maior taxa de sucesso “tropeçaram acidentalmente”, tais como a estratégia que os melhores soletradores usam para memorizar palavras, ou a estratégia que os leitores mais entusiastas usam para ler, com uma velocidade impressionante, os seus livros (técnicas de fast-reading), entre outros. No entanto, o ser humano é muito mais que um computador…
A PNL fornece ainda um modelo inteiramente novo do que é o ensino, e de como os professores mais eficazes são hábeis na tarefa de criar um senso de “rapport” com seus estudantes, e de motivá-los e inspirá-los a alcançar o seu melhor. Num mundo onde o professor compete com a televisão, os jogos, os tablets e a cultura popular pela atenção dos estudantes, isto não é menor importância. A PNL mostra como utilizar eficazmente cada um dos seus movimentos e das suas palavras de forma a conseguir que os seus estudantes acreditem e tenham, em certa medida, “sede de aprender”, permanecendo em sintonia com o professor.
A PNL não é, pois, uma técnica, mas antes um sem-número de técnicas, dentro de um contexto delimitado, que faz com que elas tenham sentido, cujo objetivo último é alcançar a excelência humana. |