Investigador(a) Doutorado(a) na área da Engenharia e Gestão Industrial

Porto Full-time

Detalhes da oferta


O INEGI - Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial abre concurso de seleção internacional para a contratação de Investigador(a) Doutorado(a) na área da Engenharia e Gestão Industrial, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 57/2016, de 29 de agosto, e com as alterações introduzidas pela lei 57/2017, de 19 de julho e do Código do trabalho, aprovado Lei n.º 7/2009, de 12 de fevereiro e vigor.
Refª do concurso: RH CT CEECInst GEIN 11/2022
 
Titulo: Metodologias de inteligência artificial para Supply Chain Management
 
1. Descrição do Projeto:
Investigação e implementação de algoritmos avançados de Inteligência Artificial aplicados à Gestão da Cadeia de Abastecimento.
 
2. Objetivos:
O objetivo do projeto é desenvolver metodologias e abordagens para recolha, estruturação e processamento de elevadas quantidades de dados gerados na indústria, em temas associados a Supply Chain Management, Supply Chain Networks & Shared data e Planeamento Preditivo e Autónomo, através da análise, desenvolvimento e implementação de algoritmos avançados de Inteligência Artificial.
 
3. Tipo de contrato e duração:
Contrato a termo resolutivo incerto a tempo inteiro que deverá ter início em maio de 2022, em regime de exclusividade e com uma duração máxima de 6 (seis) anos. A contratação será efetuada ao abrigo do Decreto-Lei nº 57/2016, de 29 de agosto, que aprova o Regime Jurídico do Emprego Científico, (CEECInst-2ª edição), adiante designado abreviadamente por RJEC, na redação que lhe foi dada pela Lei nº 57/2017, de 19 de julho, pelo Decreto-Regulamentar nº 11-A/2017, de 29 de dezembro, pelo Código do Trabalho aprovado pela Lei n.º 7/2009 de 12 de fevereiro na sua atual redação, sendo fundamento da contratação a execução de serviço determinado, precisamente definido e não duradouro, sendo a contratação obrigatoriamente financiada qualquer que seja a sua proveniência, bem como pelas normas internas do INEGI e da Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P.
 
3.1 A cessação do financiamento, a extinção do projeto ou a conclusão das tarefas que constituem o objeto do presente procedimento concursal determinarão a caducidade do contrato que operará com a comunicação a que alude o número um do artigo 345.º do Código do Trabalho.
 
4. Local de Trabalho: INEGI, Porto – Portugal.
 
5. Nível da Remuneração Mensal:
Em cumprimento do disposto no n.º 1 do art.º 5 do Decreto-Regulamentar n.º 11-A/2017, de 29 de dezembro, o presente concurso é aberto para o nível remuneratório 33 da tabela remuneratória única (TRU), que corresponde a uma remuneração mensal de 2.153,94 Euros.
 
6. De acordo com o artigo nº 13 do RJEC o Júri será composto da seguinte forma:
Presidente: Prof. Doutor Alcibíades Paulo Guedes (Faculdade de Engenharia, Universidade do Porto, INEGI). Vogais: Prof. Doutor Pedro Ponces Camanho (Faculdade de Engenharia, Universidade do Porto, INEGI); Doutora Maria Teresa Ribeiro Pereira (Instituto Superior de Engenharia do Porto - Politécnico do Porto e INEGI). Vogal suplente:        Doutora Viviana Maria de Oliveira Correia Pinto (INEGI).
 
7. Ao concurso podem ser opositores(as) candidatos(as) nacionais, estrangeiros(as) e apátridas que sejam titulares do grau de doutor(a) ou reconhecimento ao grau de Doutor nos termos do Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de agosto, e sejam ainda detentores(as) de um currículo profissional que revele um perfil adequado à atividade a desenvolver.
 
8. Requisitos de Admissão:
Doutoramento em Engenharia.
São condições preferenciais para a avaliação dos candidatos:
Bons conhecimentos de análise, desenvolvimento e implementação de algoritmos avançados para Inteligência Artificial, Big Data, automatização, digitalização e simplificação de processos e tecnologia digital para partilha de dados segura e em tempo real;
Bons conhecimentos de algoritmos de "machine learning”;
Conhecimentos em linguagens de programação de alto nível (e.g., C++, Python, C#, etc.);
Conhecimentos em formulação e programação de base de dados;
Experiência na área de Supply Chain Management (preferencial);
Conhecimentos de Digital Twins (preferencial);
Competências fortes interpessoais e de comunicação multidisciplinar;
Excelente capacidade de realizar trabalho independente;
Línguas Portuguesa e Inglesa: Prioridade elevada, nível muito bom (falado e escrito). 
9. Por decisão dos jurados não são admitidos a concurso os candidatos que não cumprirem o disposto no ponto 8, sendo automaticamente excluídos os candidatos que não apresentem a candidatura utilizando o formulário eletrónico em www.inegi.pt, por email rhumanos@inegi.up.pt, ou por correio. Igualmente serão excluídos os candidatos que não entreguem todos os documentos referidos no mesmo ponto, ou que os apresentem de forma ilegível, incorretamente preenchidos, ou inválidos. Assiste-lhe ainda a faculdade de exigir a qualquer candidato, em caso de dúvida e para efeitos da sua admissão a concurso, a apresentação de documentos comprovativos das respetivas declarações.
 
10. Critérios de avaliação:
Pretende-se avaliar o currículo científico e profissional dos(as) candidatos(as), em especial o mérito científico e a experiência em investigação. Serão tidos em consideração e relevante para o trabalho a ser realizado, os seguintes critérios:
A). Apreciação curricular integrado:
AI. Relevância do CV na área das atividades planeadas (ver ponto 2) – 40%
AII. Quantidade e qualidade da produção científica do(a) candidato(a) - 25%
AIII. Participação em projetos de investigação e desenvolvimento - 25%
AIV. Atividades de extensão e de disseminação– 10%
Cada membro do júri, valoriza numa escala 0 a 100 cada critério, para cada candidato. A pontuação final será atribuída pela formula seguinte:
 
A=0.40AI+0.25AII+0.25AIII+0.10AIV
 
11. No caso que haja vários candidatos com pontuação dentro de 10% da pontuação atribuída para o/a melhor candidato(a), será realizada uma entrevista. O objetivo será obter esclarecimentos sobre os elementos curriculares e informações adicionais, bem como avaliar o perfil de atitudes, habilidades de comunicação e motivação do candidato.
Neste ultimo caso, cada membro do júri, valoriza numa escala 0 a 100, o resultado das entrevistas e a pontuação final será calculada pela formula seguinte:
 
Sc=0.90A+0.10B
 
A classificação final de cada candidato é dada pela média aritmética das classificações atribuídas pelos membros do júri. Em caso de empate, o presidente do júri terá o voto de qualidade.
 
12. O Sistema de classificação final será efetuado com base numa escala de 0 a 100.
 
13. Documentos de candidatura:
Carta de motivação, demonstrando a sua adequação ao perfil (max. 2500 caracteres, incluindo espaços);
Curriculum Vitae detalhado destacando toda a formação académica superior, a produção científica;
Certificado de Habilitações Grau Doutoramento;
Outros certificados de formação ou académicos relevantes;
Breve descrição das atividades científicas e de inovação/divulgação mais relevantes dos últimos 5 anos (máximo de 1 página). 
14. As manifestações de interesse deverão ser encaminhadas entre 12 de abril a 11 de maio de 2022 através da página oficial do INEGI www.inegi.pt em Junte-se a nós | Posições Abertas premindo Candidate-se em RH CT CEECInst GEIN 11/2022 ou por correio:
 
 
 
INEGI – Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial
Serviços de Recursos Humanos
Rua Dr. Roberto Frias, 400
4200-465 Porto
Portugal
 
15. A não conformidade com estes requisitos determinará a rejeição imediata da candidatura.
 
16. Falsas declarações fornecidas pelos candidatos serão punidas por lei.
 
17. Os resultados do processo de seleção serão divulgados através do portal: http://www.inegi.pt Após a publicação dos resultados, os candidatos têm 10 dias úteis para se pronunciarem.
 
18. Política de não discriminação e igualdade de acesso:
O INEGI promove uma politica de não discriminação e de igualdade de acesso, pelo que nenhum candidato(a) pode ser privilegiado(a), beneficiado(a), prejudicado(a) ou provado(a) de qualquer direito ou isento(a) de qualquer dever em razão, nomeadamente, de ascendência, idade, sexo, orientação sexual, estado civil, situação familiar, situação económica, instrução, origem ou condição social, património genético, capacidade de trabalho reduzida, deficiência, doença crónica, nacionalidade, origem étnica ou raça, território de origem, língua, religião, convicções políticas ou ideológicas e filiação sindical.
DistritoPorto
LocalPorto
Habilitações mínimas Outras habilitações
Experiência mínima 3-5 anos
Características pessoais Competências fortes interpessoais e de comunicação multidisciplinar, VIII. Excelente capacidade de realizar trabalho independente
Idiomas Português e Inglês
Sector de actividade Engenharia e Serviços Técnicos
Tipo de contrato Full-time
Duração 6 anos
Remuneração 2.153,94 Euros mensal
Tipo de oferta Emprego
Contactos INEGI
Rua Dr. Roberto Frias, 400
4200-465 Porto
Portugal
Elisabete Barros
ebarrosinegi.up.pt
229578710
939881309
229537352
https://www.inegi.pt/pt/