Detalhes da oferta
Código da Oferta:
OE202509/0326
Tipo Oferta:
Contrato Individual de Trabalho
Estado:
Ativa
Nível Orgânico:
Ministério da Educação, Ciência e Inovação
Órgão/Serviço:
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Vínculo:
Contrato de trabalho a termo certo
Duração:
12 meses
Existe possibilidade de renovação:
Sim
Categoria:
Técnico Superior
Remuneração:
1648,45 €
Suplemento Mensal:
0,00 EUR
Caracterização do Posto de Trabalho:
PROCEDIMENTO CONCURSAL DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE UM TÉCNICO SUPERIOR PARA A UNIDADE DE ARQUIVO DOS SERVIÇOS DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO DA FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO EM REGIME DE CONTRATO DE TRABALHO DE DIREITO PRIVADO, A TERMO RESOLUTIVO CERTO (Pr. 1311).
1. Poderão candidatar-se todos os indivíduos maiores, possuidores de formação superior graduada de licenciatura, devidamente comprovada em sede de candidatura. *1 *2
*1 Caso o grau tenha sido conferido por instituição de ensino superior estrangeira, terá de ser reconhecido por instituição de ensino superior portuguesa, nos termos do disposto no Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de agosto, que aprova o regime jurídico de reconhecimento de graus académicos e diplomas de Ensino Superior, atribuídos por instituições de ensino superior estrangeiras, devendo quaisquer formalidades aí estabelecidas estar cumpridas até à data da contratação.
*2 Ainda que o(a) Candidato(a) detenha Mestrado e/ou Doutoramento, deverá juntar obrigatoriamente o Certificado de Licenciatura, sob pena de ser excluído(a) do procedimento. Sem prejuízo, o(a) Candidato(a) pode juntar todos os outros Certificados de Habilitações que possua.
2 - Condições de Preferência:
a) Licenciatura na área da Ciência da Informação ou das Ciências da Documentação;
b) Curso de Especialização em Ciências Documentais, opção em Arquivo, ou similar, de duração não inferior a dois anos, ou parte curricular de Mestrado ou de Doutoramento na área da Ciência da Informação ou das Ciências da Documentação;
c) Mestrado na área da Ciência da Informação ou das Ciências da Documentação;
d) Conhecimento da missão e dinâmicas de funcionamento dos Arquivos no Ensino Superior em particular as áreas do tratamento técnico e dos serviços ao utilizador;
e) Experiência profissional comprovada no mínimo de 6 (seis) meses nas áreas de arquivo, sobretudo tratamento técnico e atendimento ao público em Arquivos no Ensino Superior;
f) Domínio das aplicações informáticas de escritório (processamento de texto, apresentações e tabelas de dados) e de comunicação online;
g) Experiência de utilização de aplicações informáticas especializadas na gestão de arquivos (sobretudo o sistema Archeevo);
h) Domínio da língua inglesa escrita e falada (certificado nível mínimo B.2 ou equivalente);
i) Formação em áreas de competências transversais, como trabalho em equipa, comunicação assertiva, técnicas de apresentação, gestão de conflitos, gestão do tempo.
3. A formalização das candidaturas deve ser acompanhada da seguinte documentação:
a) Curriculum Vitae, em língua portuguesa, com indicação do nome e endereço de correio eletrónico, para o qual, por essa indicação, a pessoa que se candidata aceita ser notificada para todos os efeitos no âmbito deste Procedimento Concursal (apresentação obrigatória);
b) Cópia do Certificado de Habilitações Académicas mínimas exigidas _ Licenciatura (apresentação obrigatória);
c) Documentos comprovativos de Experiência Profissional;
d) Documentos comprovativos de formação profissional.
NOTA: De forma a garantir a leitura de todos os documentos, os mesmos deverão ser submetidos em formato Portable Drive Format (.pdf) ou equivalente.
4. A não apresentação dentro do prazo de submissão da Candidatura, dos documentos que comprovem a observância do requisito de admissão estabelecido no ponto 1 deste Edital, bem como dos documentos solicitados nas alíneas a) e b) do ponto 3 deste Edital, implica a exclusão do Procedimento Concursal. A não apresentação, dentro do prazo de submissão da Candidatura, dos documentos comprovativos das condições de preferência elencadas no ponto 2 do presente aviso implica uma pontuação de zero no respetivo critério de apreciação.
5. Funções a desempenhar:
a) Colaboração no desenvolvimento e prestação de serviços de apoio à comunidade no âmbito do serviço de atendimento do Arquivo, em que se destaca:
- atendimento ao público e serviço de referência para apoio e orientação dos utilizadores (presencial e remoto): informações, pesquisa e recuperação de documentos;
- facultar documentos para consulta presencial;
- gestão do serviço de empréstimo: requisição e devolução de documentos;
- organização, arrumação e manutenção dos documentos nas estantes e armários;
- promoção e difusão de recursos de informação e dos serviços prestados, através dos meios de comunicação do Arquivo;
b) Participação no apoio aos arquivos correntes de Serviços, Departamentos e outras secções orgânicas da FEUP, em que se destaca:
- apoiar tecnicamente os arquivos correntes: esclarecer, promover boas práticas, apoiar a produção, organização e conservação dos documentos;
- participar na gestão dos procedimentos relativos à incorporação genérica de documentos no Arquivo: agendamento, receção, verificação, arrumo e identificação (etiqueta);
- participar na gestão dos procedimentos específicos de incorporação de processos de estudantes e pessoal: receção, verificação, abertura de bolsa, arrumo;
- participar na mudança anual dos processos de estudantes concluídos, entre áreas de armazenamento.
c) Proceder à representação da informação de Arquivo através da aplicação Archeevo, em que se destaca:
- criar entidades detentoras;
- criar notícias de autoridade;
- criar vocabulários controlados (onomásticos e ideográficos) e tipologias documentais;
- criar o contexto de produção da informação;
- criar os níveis documentais;
- criar unidades físicas e gerir o módulo de depósito;
- integrar objetos digitais e produzir a associação aos respetivos documentos.
d) Participar nas atividades de cooperação, e colaboração em redes e ligação à Comunidade U.Porto, em que se destaca:
- uniformizar e normalizar: procedimentos, vocabulários, designações, etc;
- contribuir para o desenvolvimento do Archeevo: novas versões (teste, formação, verificação, exploração), identificar e comunicar falhas e erros, partilhar experiências de utilização;
- apoio técnico colaborativo: partilha de conhecimentos e experiências, permuta de dúvidas;
- participar em grupos de trabalho e projetos de desenvolvimento técnico: participar em reuniões e projetos do grupo de trabalho dos Arquivos UP; contacto com outros grupos e projetos.
e) Colaborar na comunicação e difusão dos serviços e da informação disponibilizados pelo Arquivo da FEUP, em que se destacam as funções de:
- explorar o site do Arquivo;
- participar no Catálogo Coletivo dos Arquivos UP;
- fomentar a utilização e desenvolver o Balcão Eletrónico do Arquivo.
6. O período normal de trabalho semanal é de quarenta horas. A remuneração equivalerá à da 1.ª posição remuneratória, nível 16 A da carreira/categoria de Técnico Superior e constante da Tabela Remuneratória Única dos Anexos II e III do Regulamento de Carreiras, Recrutamento, Contratação e Avaliação de Pessoal Técnico, Especialista e de Gestão da Universidade do Porto, Despacho n.º 12696/2024, D.R.2.ª Série n.º 205, de 23.10.2024, acrescida do subsídio de refeição.
7. Local de Trabalho: Instalações da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, sitas na Rua Dr. Roberto Frias S/N, no Porto, podendo implicar deslocações.
8. Métodos de Seleção e Critérios de Avaliação:
8.1. A seleção será feita por Avaliação Curricular (AC) e Entrevista Profissional (EP) aos 10 Candidatos melhor classificados na AC e com uma classificação mínima de 10 valores.
8.2. Os critérios de apreciação e ponderação da Avaliação Curricular (AC) e da Entrevista Profissional (EP), incluindo a respetiva fórmula classificativa, serão vertidos em Ata de Critérios elaborada pela Comissão de Seleção.
8.3. A falta de comparência dos Candidatos à fase de Entrevista Profissional do procedimento concursal, equivale à desistência do concurso, sendo excluídos do procedimento.
8.4. Será selecionado o Candidato com melhor classificação final, desde que esta seja igual ou superior a 10 valores.
9. Forma de notificação e divulgação dos resultados:
9.1. Os Candidatos serão notificados dos resultados via e-mail para o endereço de correio eletrónico indicado na candidatura.
9.2. Os Candidatos têm um prazo de 10 dias úteis para, querendo, se pronunciarem em sede de audiência dos interessados, ao abrigo do disposto nos artigos 121.º e seguintes do Código do Procedimento Administrativo (CPA).
10. O presente procedimento concursal pode cessar por razões de interesse da Instituição, mediante ato devidamente fundamentado, até antes da notificação da lista de ordenação final aos Candidatos, no âmbito da audiência dos interessados.
11. Em cumprimento da alínea h) do artigo 9.º da Constituição, a Administração Pública, enquanto entidade empregadora, promove ativamente uma política de igualdade de oportunidades entre homens e mulheres no acesso ao emprego e na progressão profissional, providenciando escrupulosamente no sentido de evitar toda e qualquer forma de discriminação.
12. Reserva de Recrutamento:
Será constituída uma lista de reserva quando, em resultado da conclusão do presente procedimento, a lista de ordenação final, devidamente homologada, contenha um número de pessoas candidatas aprovadas superior ao número de vagas, sendo utilizada no prazo máximo de 12 meses, contados da homologação da lista de ordenação final, para situações de denúncia.
1. Poderão candidatar-se todos os indivíduos maiores, possuidores de formação superior graduada de licenciatura, devidamente comprovada em sede de candidatura. *1 *2
*1 Caso o grau tenha sido conferido por instituição de ensino superior estrangeira, terá de ser reconhecido por instituição de ensino superior portuguesa, nos termos do disposto no Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de agosto, que aprova o regime jurídico de reconhecimento de graus académicos e diplomas de Ensino Superior, atribuídos por instituições de ensino superior estrangeiras, devendo quaisquer formalidades aí estabelecidas estar cumpridas até à data da contratação.
*2 Ainda que o(a) Candidato(a) detenha Mestrado e/ou Doutoramento, deverá juntar obrigatoriamente o Certificado de Licenciatura, sob pena de ser excluído(a) do procedimento. Sem prejuízo, o(a) Candidato(a) pode juntar todos os outros Certificados de Habilitações que possua.
2 - Condições de Preferência:
a) Licenciatura na área da Ciência da Informação ou das Ciências da Documentação;
b) Curso de Especialização em Ciências Documentais, opção em Arquivo, ou similar, de duração não inferior a dois anos, ou parte curricular de Mestrado ou de Doutoramento na área da Ciência da Informação ou das Ciências da Documentação;
c) Mestrado na área da Ciência da Informação ou das Ciências da Documentação;
d) Conhecimento da missão e dinâmicas de funcionamento dos Arquivos no Ensino Superior em particular as áreas do tratamento técnico e dos serviços ao utilizador;
e) Experiência profissional comprovada no mínimo de 6 (seis) meses nas áreas de arquivo, sobretudo tratamento técnico e atendimento ao público em Arquivos no Ensino Superior;
f) Domínio das aplicações informáticas de escritório (processamento de texto, apresentações e tabelas de dados) e de comunicação online;
g) Experiência de utilização de aplicações informáticas especializadas na gestão de arquivos (sobretudo o sistema Archeevo);
h) Domínio da língua inglesa escrita e falada (certificado nível mínimo B.2 ou equivalente);
i) Formação em áreas de competências transversais, como trabalho em equipa, comunicação assertiva, técnicas de apresentação, gestão de conflitos, gestão do tempo.
3. A formalização das candidaturas deve ser acompanhada da seguinte documentação:
a) Curriculum Vitae, em língua portuguesa, com indicação do nome e endereço de correio eletrónico, para o qual, por essa indicação, a pessoa que se candidata aceita ser notificada para todos os efeitos no âmbito deste Procedimento Concursal (apresentação obrigatória);
b) Cópia do Certificado de Habilitações Académicas mínimas exigidas _ Licenciatura (apresentação obrigatória);
c) Documentos comprovativos de Experiência Profissional;
d) Documentos comprovativos de formação profissional.
NOTA: De forma a garantir a leitura de todos os documentos, os mesmos deverão ser submetidos em formato Portable Drive Format (.pdf) ou equivalente.
4. A não apresentação dentro do prazo de submissão da Candidatura, dos documentos que comprovem a observância do requisito de admissão estabelecido no ponto 1 deste Edital, bem como dos documentos solicitados nas alíneas a) e b) do ponto 3 deste Edital, implica a exclusão do Procedimento Concursal. A não apresentação, dentro do prazo de submissão da Candidatura, dos documentos comprovativos das condições de preferência elencadas no ponto 2 do presente aviso implica uma pontuação de zero no respetivo critério de apreciação.
5. Funções a desempenhar:
a) Colaboração no desenvolvimento e prestação de serviços de apoio à comunidade no âmbito do serviço de atendimento do Arquivo, em que se destaca:
- atendimento ao público e serviço de referência para apoio e orientação dos utilizadores (presencial e remoto): informações, pesquisa e recuperação de documentos;
- facultar documentos para consulta presencial;
- gestão do serviço de empréstimo: requisição e devolução de documentos;
- organização, arrumação e manutenção dos documentos nas estantes e armários;
- promoção e difusão de recursos de informação e dos serviços prestados, através dos meios de comunicação do Arquivo;
b) Participação no apoio aos arquivos correntes de Serviços, Departamentos e outras secções orgânicas da FEUP, em que se destaca:
- apoiar tecnicamente os arquivos correntes: esclarecer, promover boas práticas, apoiar a produção, organização e conservação dos documentos;
- participar na gestão dos procedimentos relativos à incorporação genérica de documentos no Arquivo: agendamento, receção, verificação, arrumo e identificação (etiqueta);
- participar na gestão dos procedimentos específicos de incorporação de processos de estudantes e pessoal: receção, verificação, abertura de bolsa, arrumo;
- participar na mudança anual dos processos de estudantes concluídos, entre áreas de armazenamento.
c) Proceder à representação da informação de Arquivo através da aplicação Archeevo, em que se destaca:
- criar entidades detentoras;
- criar notícias de autoridade;
- criar vocabulários controlados (onomásticos e ideográficos) e tipologias documentais;
- criar o contexto de produção da informação;
- criar os níveis documentais;
- criar unidades físicas e gerir o módulo de depósito;
- integrar objetos digitais e produzir a associação aos respetivos documentos.
d) Participar nas atividades de cooperação, e colaboração em redes e ligação à Comunidade U.Porto, em que se destaca:
- uniformizar e normalizar: procedimentos, vocabulários, designações, etc;
- contribuir para o desenvolvimento do Archeevo: novas versões (teste, formação, verificação, exploração), identificar e comunicar falhas e erros, partilhar experiências de utilização;
- apoio técnico colaborativo: partilha de conhecimentos e experiências, permuta de dúvidas;
- participar em grupos de trabalho e projetos de desenvolvimento técnico: participar em reuniões e projetos do grupo de trabalho dos Arquivos UP; contacto com outros grupos e projetos.
e) Colaborar na comunicação e difusão dos serviços e da informação disponibilizados pelo Arquivo da FEUP, em que se destacam as funções de:
- explorar o site do Arquivo;
- participar no Catálogo Coletivo dos Arquivos UP;
- fomentar a utilização e desenvolver o Balcão Eletrónico do Arquivo.
6. O período normal de trabalho semanal é de quarenta horas. A remuneração equivalerá à da 1.ª posição remuneratória, nível 16 A da carreira/categoria de Técnico Superior e constante da Tabela Remuneratória Única dos Anexos II e III do Regulamento de Carreiras, Recrutamento, Contratação e Avaliação de Pessoal Técnico, Especialista e de Gestão da Universidade do Porto, Despacho n.º 12696/2024, D.R.2.ª Série n.º 205, de 23.10.2024, acrescida do subsídio de refeição.
7. Local de Trabalho: Instalações da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, sitas na Rua Dr. Roberto Frias S/N, no Porto, podendo implicar deslocações.
8. Métodos de Seleção e Critérios de Avaliação:
8.1. A seleção será feita por Avaliação Curricular (AC) e Entrevista Profissional (EP) aos 10 Candidatos melhor classificados na AC e com uma classificação mínima de 10 valores.
8.2. Os critérios de apreciação e ponderação da Avaliação Curricular (AC) e da Entrevista Profissional (EP), incluindo a respetiva fórmula classificativa, serão vertidos em Ata de Critérios elaborada pela Comissão de Seleção.
8.3. A falta de comparência dos Candidatos à fase de Entrevista Profissional do procedimento concursal, equivale à desistência do concurso, sendo excluídos do procedimento.
8.4. Será selecionado o Candidato com melhor classificação final, desde que esta seja igual ou superior a 10 valores.
9. Forma de notificação e divulgação dos resultados:
9.1. Os Candidatos serão notificados dos resultados via e-mail para o endereço de correio eletrónico indicado na candidatura.
9.2. Os Candidatos têm um prazo de 10 dias úteis para, querendo, se pronunciarem em sede de audiência dos interessados, ao abrigo do disposto nos artigos 121.º e seguintes do Código do Procedimento Administrativo (CPA).
10. O presente procedimento concursal pode cessar por razões de interesse da Instituição, mediante ato devidamente fundamentado, até antes da notificação da lista de ordenação final aos Candidatos, no âmbito da audiência dos interessados.
11. Em cumprimento da alínea h) do artigo 9.º da Constituição, a Administração Pública, enquanto entidade empregadora, promove ativamente uma política de igualdade de oportunidades entre homens e mulheres no acesso ao emprego e na progressão profissional, providenciando escrupulosamente no sentido de evitar toda e qualquer forma de discriminação.
12. Reserva de Recrutamento:
Será constituída uma lista de reserva quando, em resultado da conclusão do presente procedimento, a lista de ordenação final, devidamente homologada, contenha um número de pessoas candidatas aprovadas superior ao número de vagas, sendo utilizada no prazo máximo de 12 meses, contados da homologação da lista de ordenação final, para situações de denúncia.
Total Postos de Trabalho:
1
Existe preferência na admissão de pessoas com deficiência:
Não
Detem todas as condições e autorizações para proceder ao recrutamento nos termos indicados:
Sim
Local Trabalho | Nº Postos | Morada | Localidade | Código Postal | Distrito | Concelho |
---|---|---|---|---|---|---|
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto | 1 | Rua Dr. Roberto Frias | Porto | 4200465 PORTO | Porto | Porto |
Distrito | Porto |
---|---|
Local | PORTO |
Sector de actividade | Sector Público |
Tipo de contrato | Full-time |
Tipo de oferta | Concurso Público |
Contactos |
BEP - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Rua Dr. Roberto Frias PORTO |