Detalhes da oferta
Código da Oferta:
OE202311/1191
Tipo Oferta:
Contrato Individual de Trabalho
Estado:
Ativa
Nível Orgânico:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Órgão/Serviço:
Universidade do Porto
Vínculo:
Contrato de trabalho por tempo indeterminado/Contrato de trabalho sem termo
Categoria:
Assistente Técnico
Remuneração:
7-A da categoria/ carreira de Assistente Técnico, TRU regulamento da UP
Suplemento Mensal:
0,00 EUR
Caracterização do Posto de Trabalho:
PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE UM/A ASSISTENTE TÉCNICO/A PARA O SERVIÇO DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO DA FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DO PORTO, EM REGIME DE CONTRATO DE TRABALHO POR TEMPO INDETERMINADO (Pr. 106)
Nos termos previstos no artigo 147.º do Código de Trabalho, aprovado pela Lei n.º 7/2009, de 12 de fevereiro, torna-se público que se encontra aberto, pelo prazo de cinco dias úteis, um processo de recrutamento e seleção, com vista à admissão de um/a Assistente Técnico/a, em regime de contrato individual de trabalho de direito privado, por tempo indeterminado, para a equipa do Serviço de Documentação e Informação da Faculdade Letras da Universidade do Porto.
O período normal de trabalho semanal é de quarenta horas semanais. A remuneração equivalerá à da 1.ª posição remuneratória, nível remuneratório 7-A da categoria/ carreira de Assistente Técnico, constante da Tabela Remuneratória Única dos Anexos II e III do Regulamento de Carreiras, Recrutamento, Contratação e Avaliação de Pessoal Técnico, Especialista e de Gestão da Universidade do Porto (Despacho n.º 5030-A/2023, publicado no Diário da República, 2.ª Série, n.º 82, de 27 de abril), acrescida de subsídio de refeição.
1. Requisitos de admissão
Poderão candidatar-se pessoas maiores, possuidoras dos seguintes requisitos mínimos de admissão, a comprovar documentalmente:
a) 12.º ano de escolaridade, curso técnico-profissional ou competências profissionais equivalentes*,**;
b) Experiência profissional no exercício de funções em biblioteca de pelo menos três meses;
c) Experiência profissional de utilização de sistemas de gestão de bibliotecas de pelo menos três meses;
d) Conhecimentos de informática na ótica do utilizador;
e) Carta de candidatura – onde deve constar motivação para a vaga em questão e disponibilidade para trabalhar em horários de segunda a sexta-feira, entre as 8h00 e as 20h00 e ao sábado, das 9h00 às 13h00.
*No caso de o/a candidato/a possuir uma habilitação conferida por instituição de ensino estrangeira, terá de ser reconhecida por instituição de ensino portuguesa, nos termos do disposto no Decreto-Lei n.º 227/2005, publicado no Diário da República, 1.ª série, n.º 248, de 28 de dezembro, na redação atualmente em vigor, que define o regime de concessão de equivalência de habilitações estrangeiras dos ensinos básico e secundário devendo quaisquer formalidades aí estabelecidas estar cumpridas até à data do termo do prazo para apresentação de candidaturas.
**Os titulares de habilitações superiores às mínimas exigidas na alínea a) do ponto 1 têm de submeter o Certificado de Habilitações de ensino secundário ou equivalente, cominando a não apresentação dos documentos obrigatórios na exclusão do processo.
2. Condições de preferência, a comprovar documentalmente:
a) Experiência profissional no atendimento ao público em bibliotecas de Instituições de Ensino Superior;
b) Experiência profissional no atendimento em serviços de referência, leitura e empréstimo;
c) Experiência profissional na utilização de fontes de informação e de apoio ao ensino e à investigação (catálogos, bases de dados, diretórios, agregadores de informação);
d) Experiência profissional na utilização do sistema de gestão de bibliotecas ALEPH com especial incidência no módulo de circulação e empréstimo;
e) Experiência profissional na catalogação em formato MARC;
f) Bons conhecimentos de inglês.
3. Funções a desempenhar:
a) Atendimento ao leitor no Serviço de Referência, Leitura e Empréstimo;
b) Apoio ao leitor na pesquisa de fontes de informação digitais (catálogos online, bases de dados, agregadores de informação, etc.)
c) Apoio na arrumação de documentos nas áreas de leitura e de depósito;
d) Apoio na organização de exposições e elaboração dos respetivos catálogos;
e) Realização de operações de tratamento técnico documental com o sistema ALEPH;
f) Recolha de dados para fins de estatística e de apoio à gestão da biblioteca.
4. Local de prestação de trabalho:
As funções a desempenhar serão prestadas no Serviço de Documentação e Informação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, sito na Via Panorâmica, s/n, 4150-564, Porto.
5. Comissão de Seleção:
Presidente – Professora Doutora Paula Maria de Carvalho Pinto Costa, Professora Associada com Agregação e Diretora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto;
1.º vogal efetivo – Dr.ª Isabel Maria Alvim Pereira Leite Cabral Leite, Técnica Superior do Serviço de Documentação e Informação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto;
2.º vogal efetivo – Dr. António Jorge Afonso Santos Costa, Técnico Superior do Serviço de Documentação e Informação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto;
1.º vogal suplente – Dr.ª Cláudia Ofélia de Melo Ferreira da Silva Ramos Pereira, Técnica Superior da Unidade de Apoio à Gestão da Faculdade de Letras da Universidade do Porto;
2.º vogal suplente – Dr. Fabiano Ferramosca, Técnico Superior do Serviço de Documentação e Informação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Em caso de impedimento do Presidente da Comissão de Seleção, este far-se-á substituir pelo 1.º vogal efetivo, sendo nomeado o 1.º vogal suplente para substituição do vogal efetivo.
6. Métodos de seleção e critérios de avaliação:
6.1. A seleção será feita por Avaliação Curricular (AC) e, posteriormente, às cinco pessoas candidatas mais bem posicionadas nesse instrumento, realizar-se-á Entrevista Profissional (EP).
6.2. Os respetivos critérios de apreciação e ponderação da Avaliação Curricular (AC) e da Entrevista Profissional (EP), incluindo a respetiva fórmula classificativa, constam de Ata de critérios de reunião da Comissão de Seleção.
6.3. A falta de comparência dos candidatos à fase de Entrevista Profissional do processo de seleção, equivale à desistência do concurso, sendo excluídos do procedimento.
7. Forma de apresentação das candidaturas
7.1. As candidaturas deverão ser formalizadas no sistema de submissão de candidaturas on-line disponível na página web da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (https://sigarra.up.pt/flup/pt/cnt_cand_geral.concursos_list) até ao dia 11 de dezembro de 2023, onde poderão ser encontrados os métodos e critérios de seleção a utilizar, acompanhadas da seguinte documentação de apresentação obrigatória:
a) Curriculum Vitae em língua portuguesa com indicação do nome completo e endereço de correio eletrónico, para o qual, por essa indicação, a pessoa que se candidata aceita ser notificada para todos os efeitos no âmbito deste procedimento concursal;
b) Cópia do(s) certificado(s) de habilitações escolares (e do respetivo reconhecimento de grau por instituição de ensino portuguesa, caso a habilitação tenha sido conferida por instituição de ensino estrangeira) para comprovar a observância do requisito mínimo de admissão da alínea a), do ponto 1 do presente Aviso.
c) Cópia de documentos comprovativos dos conhecimentos referidos nas alíneas b) e c), do ponto 1 do presente Aviso, tais como certificados de formação, declarações de entidades patronais, contratos de trabalho, entre outros;
d) Documentos comprovativos dos conhecimentos referidos na d), do ponto 1 do presente Aviso, tais como certificados de formação, declarações de entidades patronais, contratos de trabalho e/ou referência no próprio Curriculum Vitae;
e) Carta de Candidatura, referida na alínea e), do ponto 1 do presente Aviso, que deverá conter:
i. descrição da motivação para concorrer;
ii. referência à disponibilidade para trabalhar nos horários propostos (horários de segunda a sexta-feira, entre as 8h00 e as 20h00 e ao sábado, das 9h00 às 13h00).
7.2. Para além dos documentos indicados no ponto antecedente, quem se candidata deve ainda juntar os documentos tendentes a comprovar as condições de preferência constantes do ponto 2 do presente aviso, designadamente:
a) Cópia de documentos comprovativos dos conhecimentos referidos nas alíneas de a) a e), do ponto 2 do presente Aviso, tais como certificados de formação, declarações de entidades patronais, contratos de trabalho, cartas de recomendação, entre outros;
b) Cópia de certificado ou diploma atribuído por entidade formativa para comprovar a observância da condição de preferência da alínea f) do ponto 2 do presente Aviso e/ou referência no próprio Curriculum Vitae.
7.3. As pessoas candidatas podem também juntar quaisquer outros documentos que entendam ser relevantes para apreciação do seu mérito.
De forma a garantir a leitura de todos os documentos o formato preferencial de gravação é o Portable Drive Format (.pdf).
8. Cominação pela falta de apresentação de documentos:
8.1. A não apresentação, dentro do prazo de candidatura, dos documentos mencionados no ponto 7.1. do presente Aviso, comprovativos dos requisitos mínimos de admissão, implica a exclusão do processo de seleção.
8.2. A não apresentação, dentro do prazo de candidatura, dos documentos mencionados no ponto 7.2. do presente Aviso, comprovativos das condições de preferência elencadas no ponto 2, implica uma pontuação de 0 (zero) pontos no respetivo critério de avaliação.
9. Forma de notificação das pessoas candidatas e divulgação dos resultados:
9.1. As pessoas candidatas serão notificados dos resultados via e-mail para o endereço de correio eletrónico indicado na candidatura.
9.2. As pessoas candidatas têm um prazo de 10 dias úteis para, querendo, se pronunciarem em sede de audiência dos interessados, ao abrigo do disposto nos artigos 121.º e seguintes do Código do Procedimento Administrativo (CPA).
9.3. O presente processo de seleção pode cessar por razões de interesse da instituição, mediante ato devidamente fundamentado, até antes da notificação da lista de ordenação final aos candidatos, no âmbito da audiência dos interessados.
10. Lista de reserva
Em caso de desistência da pessoa candidata classificada em primeiro lugar, o órgão máximo da Faculdade reserva-se o direito de convocar a pessoa candidata seguinte e assim sucessivamente até que a vaga se encontre preenchida, mediante juízo de conveniência e oportunidade, com base na lista de reserva de seleção que pode ser utilizada até 6 meses contados a partir da homologação da lista de ordenação final.
11. Outras disposições
Em cumprimento da alínea h) do artigo 9.º da Constituição da República Portuguesa, a Administração Pública, enquanto entidade empregadora, promove ativamente uma política de igualdade de oportunidades entre homens e mulheres no acesso ao emprego e na progressão profissional, providenciando escrupulosamente no sentido de evitar toda e qualquer forma de discriminação.
Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 30 de novembro de 2023
A Diretora - Professora Doutora Paula Maria de Carvalho Pinto Costa
Nos termos previstos no artigo 147.º do Código de Trabalho, aprovado pela Lei n.º 7/2009, de 12 de fevereiro, torna-se público que se encontra aberto, pelo prazo de cinco dias úteis, um processo de recrutamento e seleção, com vista à admissão de um/a Assistente Técnico/a, em regime de contrato individual de trabalho de direito privado, por tempo indeterminado, para a equipa do Serviço de Documentação e Informação da Faculdade Letras da Universidade do Porto.
O período normal de trabalho semanal é de quarenta horas semanais. A remuneração equivalerá à da 1.ª posição remuneratória, nível remuneratório 7-A da categoria/ carreira de Assistente Técnico, constante da Tabela Remuneratória Única dos Anexos II e III do Regulamento de Carreiras, Recrutamento, Contratação e Avaliação de Pessoal Técnico, Especialista e de Gestão da Universidade do Porto (Despacho n.º 5030-A/2023, publicado no Diário da República, 2.ª Série, n.º 82, de 27 de abril), acrescida de subsídio de refeição.
1. Requisitos de admissão
Poderão candidatar-se pessoas maiores, possuidoras dos seguintes requisitos mínimos de admissão, a comprovar documentalmente:
a) 12.º ano de escolaridade, curso técnico-profissional ou competências profissionais equivalentes*,**;
b) Experiência profissional no exercício de funções em biblioteca de pelo menos três meses;
c) Experiência profissional de utilização de sistemas de gestão de bibliotecas de pelo menos três meses;
d) Conhecimentos de informática na ótica do utilizador;
e) Carta de candidatura – onde deve constar motivação para a vaga em questão e disponibilidade para trabalhar em horários de segunda a sexta-feira, entre as 8h00 e as 20h00 e ao sábado, das 9h00 às 13h00.
*No caso de o/a candidato/a possuir uma habilitação conferida por instituição de ensino estrangeira, terá de ser reconhecida por instituição de ensino portuguesa, nos termos do disposto no Decreto-Lei n.º 227/2005, publicado no Diário da República, 1.ª série, n.º 248, de 28 de dezembro, na redação atualmente em vigor, que define o regime de concessão de equivalência de habilitações estrangeiras dos ensinos básico e secundário devendo quaisquer formalidades aí estabelecidas estar cumpridas até à data do termo do prazo para apresentação de candidaturas.
**Os titulares de habilitações superiores às mínimas exigidas na alínea a) do ponto 1 têm de submeter o Certificado de Habilitações de ensino secundário ou equivalente, cominando a não apresentação dos documentos obrigatórios na exclusão do processo.
2. Condições de preferência, a comprovar documentalmente:
a) Experiência profissional no atendimento ao público em bibliotecas de Instituições de Ensino Superior;
b) Experiência profissional no atendimento em serviços de referência, leitura e empréstimo;
c) Experiência profissional na utilização de fontes de informação e de apoio ao ensino e à investigação (catálogos, bases de dados, diretórios, agregadores de informação);
d) Experiência profissional na utilização do sistema de gestão de bibliotecas ALEPH com especial incidência no módulo de circulação e empréstimo;
e) Experiência profissional na catalogação em formato MARC;
f) Bons conhecimentos de inglês.
3. Funções a desempenhar:
a) Atendimento ao leitor no Serviço de Referência, Leitura e Empréstimo;
b) Apoio ao leitor na pesquisa de fontes de informação digitais (catálogos online, bases de dados, agregadores de informação, etc.)
c) Apoio na arrumação de documentos nas áreas de leitura e de depósito;
d) Apoio na organização de exposições e elaboração dos respetivos catálogos;
e) Realização de operações de tratamento técnico documental com o sistema ALEPH;
f) Recolha de dados para fins de estatística e de apoio à gestão da biblioteca.
4. Local de prestação de trabalho:
As funções a desempenhar serão prestadas no Serviço de Documentação e Informação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, sito na Via Panorâmica, s/n, 4150-564, Porto.
5. Comissão de Seleção:
Presidente – Professora Doutora Paula Maria de Carvalho Pinto Costa, Professora Associada com Agregação e Diretora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto;
1.º vogal efetivo – Dr.ª Isabel Maria Alvim Pereira Leite Cabral Leite, Técnica Superior do Serviço de Documentação e Informação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto;
2.º vogal efetivo – Dr. António Jorge Afonso Santos Costa, Técnico Superior do Serviço de Documentação e Informação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto;
1.º vogal suplente – Dr.ª Cláudia Ofélia de Melo Ferreira da Silva Ramos Pereira, Técnica Superior da Unidade de Apoio à Gestão da Faculdade de Letras da Universidade do Porto;
2.º vogal suplente – Dr. Fabiano Ferramosca, Técnico Superior do Serviço de Documentação e Informação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Em caso de impedimento do Presidente da Comissão de Seleção, este far-se-á substituir pelo 1.º vogal efetivo, sendo nomeado o 1.º vogal suplente para substituição do vogal efetivo.
6. Métodos de seleção e critérios de avaliação:
6.1. A seleção será feita por Avaliação Curricular (AC) e, posteriormente, às cinco pessoas candidatas mais bem posicionadas nesse instrumento, realizar-se-á Entrevista Profissional (EP).
6.2. Os respetivos critérios de apreciação e ponderação da Avaliação Curricular (AC) e da Entrevista Profissional (EP), incluindo a respetiva fórmula classificativa, constam de Ata de critérios de reunião da Comissão de Seleção.
6.3. A falta de comparência dos candidatos à fase de Entrevista Profissional do processo de seleção, equivale à desistência do concurso, sendo excluídos do procedimento.
7. Forma de apresentação das candidaturas
7.1. As candidaturas deverão ser formalizadas no sistema de submissão de candidaturas on-line disponível na página web da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (https://sigarra.up.pt/flup/pt/cnt_cand_geral.concursos_list) até ao dia 11 de dezembro de 2023, onde poderão ser encontrados os métodos e critérios de seleção a utilizar, acompanhadas da seguinte documentação de apresentação obrigatória:
a) Curriculum Vitae em língua portuguesa com indicação do nome completo e endereço de correio eletrónico, para o qual, por essa indicação, a pessoa que se candidata aceita ser notificada para todos os efeitos no âmbito deste procedimento concursal;
b) Cópia do(s) certificado(s) de habilitações escolares (e do respetivo reconhecimento de grau por instituição de ensino portuguesa, caso a habilitação tenha sido conferida por instituição de ensino estrangeira) para comprovar a observância do requisito mínimo de admissão da alínea a), do ponto 1 do presente Aviso.
c) Cópia de documentos comprovativos dos conhecimentos referidos nas alíneas b) e c), do ponto 1 do presente Aviso, tais como certificados de formação, declarações de entidades patronais, contratos de trabalho, entre outros;
d) Documentos comprovativos dos conhecimentos referidos na d), do ponto 1 do presente Aviso, tais como certificados de formação, declarações de entidades patronais, contratos de trabalho e/ou referência no próprio Curriculum Vitae;
e) Carta de Candidatura, referida na alínea e), do ponto 1 do presente Aviso, que deverá conter:
i. descrição da motivação para concorrer;
ii. referência à disponibilidade para trabalhar nos horários propostos (horários de segunda a sexta-feira, entre as 8h00 e as 20h00 e ao sábado, das 9h00 às 13h00).
7.2. Para além dos documentos indicados no ponto antecedente, quem se candidata deve ainda juntar os documentos tendentes a comprovar as condições de preferência constantes do ponto 2 do presente aviso, designadamente:
a) Cópia de documentos comprovativos dos conhecimentos referidos nas alíneas de a) a e), do ponto 2 do presente Aviso, tais como certificados de formação, declarações de entidades patronais, contratos de trabalho, cartas de recomendação, entre outros;
b) Cópia de certificado ou diploma atribuído por entidade formativa para comprovar a observância da condição de preferência da alínea f) do ponto 2 do presente Aviso e/ou referência no próprio Curriculum Vitae.
7.3. As pessoas candidatas podem também juntar quaisquer outros documentos que entendam ser relevantes para apreciação do seu mérito.
De forma a garantir a leitura de todos os documentos o formato preferencial de gravação é o Portable Drive Format (.pdf).
8. Cominação pela falta de apresentação de documentos:
8.1. A não apresentação, dentro do prazo de candidatura, dos documentos mencionados no ponto 7.1. do presente Aviso, comprovativos dos requisitos mínimos de admissão, implica a exclusão do processo de seleção.
8.2. A não apresentação, dentro do prazo de candidatura, dos documentos mencionados no ponto 7.2. do presente Aviso, comprovativos das condições de preferência elencadas no ponto 2, implica uma pontuação de 0 (zero) pontos no respetivo critério de avaliação.
9. Forma de notificação das pessoas candidatas e divulgação dos resultados:
9.1. As pessoas candidatas serão notificados dos resultados via e-mail para o endereço de correio eletrónico indicado na candidatura.
9.2. As pessoas candidatas têm um prazo de 10 dias úteis para, querendo, se pronunciarem em sede de audiência dos interessados, ao abrigo do disposto nos artigos 121.º e seguintes do Código do Procedimento Administrativo (CPA).
9.3. O presente processo de seleção pode cessar por razões de interesse da instituição, mediante ato devidamente fundamentado, até antes da notificação da lista de ordenação final aos candidatos, no âmbito da audiência dos interessados.
10. Lista de reserva
Em caso de desistência da pessoa candidata classificada em primeiro lugar, o órgão máximo da Faculdade reserva-se o direito de convocar a pessoa candidata seguinte e assim sucessivamente até que a vaga se encontre preenchida, mediante juízo de conveniência e oportunidade, com base na lista de reserva de seleção que pode ser utilizada até 6 meses contados a partir da homologação da lista de ordenação final.
11. Outras disposições
Em cumprimento da alínea h) do artigo 9.º da Constituição da República Portuguesa, a Administração Pública, enquanto entidade empregadora, promove ativamente uma política de igualdade de oportunidades entre homens e mulheres no acesso ao emprego e na progressão profissional, providenciando escrupulosamente no sentido de evitar toda e qualquer forma de discriminação.
Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 30 de novembro de 2023
A Diretora - Professora Doutora Paula Maria de Carvalho Pinto Costa
Total Postos de Trabalho:
1
Existe preferência na admissão de pessoas com deficiência:
Não
Detem todas as condições e autorizações para proceder ao recrutamento nos termos indicados:
Sim
Local Trabalho | Nº Postos | Morada | Localidade | Código Postal | Distrito | Concelho |
---|---|---|---|---|---|---|
Faculdade de Letras da Universidade do Porto | 1 | Via Panorâmica, s/n.º | Porto | 4150564 PORTO | Porto | Porto |
Distrito | Porto |
---|---|
Local | PORTO |
Sector de actividade | Sector Público |
Tipo de contrato | Full-time |
Tipo de oferta | Concurso Público |
Contactos |
BEP - Universidade do Porto
Via Panorâmica, s/n.º PORTO |