Detalhes da oferta
Código da Oferta:
OE202512/0575
Tipo Oferta:
Concurso Externo
Estado:
Ativa
Nível Orgânico:
Ministério das Infraestruturas e da Habitação
Órgão/Serviço:
Laboratório Nacional de Engenharia Civil, I.P.
Vínculo:
CTFP por tempo indeterminado
Regime:
Carreiras Não Revistas
Carreira:
Investigação Científica
Categoria:
Investigador Auxiliar
Remuneração:
Entre os níveis 53 e 54 da TRU (€ 3.501,28 ou € 2.334,19 - dedicação exclusiva ou tempo integral)
Suplemento Mensal:
0,00 EUR
Caracterização do Posto de Trabalho:
Cabe ao(à) investigador(a) auxiliar executar, com carácter de regularidade, além das atividades de investigação e desenvolvimento previstas nos artigos 4.º e 5.º da Lei n.º 55/2025, outras atividades científicas e técnicas enquadradas nas missões do LNEC.
O investigador auxiliar será responsável por conduzir estudos de investigação avançados sobre monitorização de plataformas ferroviárias, aquisição de dados e modelação de desempenho para melhores decisões sobre o projeto e manutenção, incluindo as seguintes tarefas:
• Aquisição e integração inteligente de dados: desenvolvimento de um sistema inteligente de aquisição de dados, integrando dados de diversas fontes para uma monitorização abrangente da via férrea.
• Análise de Big Data para Degradação Geométrica: utilização de técnicas avançadas de análise de dados para detetar padrões de degradação da geometria da via a longo prazo, permitindo uma manutenção proativa.
• Avaliação do balastro ferroviário e manutenção preditiva: empregando a análise de big data para avaliar a degradação do balastro e a morfologia das partículas, com o suporte de algoritmos de aprendizagem automática.
• Simulações de modelação numérica orientadas por dados: aproveitando as simulações numéricas orientadas por dados utilizando o MEF e o DEM para melhorar as decisões de projeto e manutenção de vias.
• Sistema Inteligente de Apoio à Decisão: desenvolvimento de um sistema inteligente que integra registos de inspeção, simulações e dados históricos para monitorização da integridade da via em tempo real.
• Disseminação e implementação de resultados.
O investigador auxiliar será responsável por conduzir estudos de investigação avançados sobre monitorização de plataformas ferroviárias, aquisição de dados e modelação de desempenho para melhores decisões sobre o projeto e manutenção, incluindo as seguintes tarefas:
• Aquisição e integração inteligente de dados: desenvolvimento de um sistema inteligente de aquisição de dados, integrando dados de diversas fontes para uma monitorização abrangente da via férrea.
• Análise de Big Data para Degradação Geométrica: utilização de técnicas avançadas de análise de dados para detetar padrões de degradação da geometria da via a longo prazo, permitindo uma manutenção proativa.
• Avaliação do balastro ferroviário e manutenção preditiva: empregando a análise de big data para avaliar a degradação do balastro e a morfologia das partículas, com o suporte de algoritmos de aprendizagem automática.
• Simulações de modelação numérica orientadas por dados: aproveitando as simulações numéricas orientadas por dados utilizando o MEF e o DEM para melhorar as decisões de projeto e manutenção de vias.
• Sistema Inteligente de Apoio à Decisão: desenvolvimento de um sistema inteligente que integra registos de inspeção, simulações e dados históricos para monitorização da integridade da via em tempo real.
• Disseminação e implementação de resultados.
Total Postos de Trabalho:
1
| Local Trabalho | Nº Postos | Morada | Localidade | Código Postal | Distrito | Concelho |
|---|---|---|---|---|---|---|
| Laboratório Nacional de Engenharia Civil, I.P. | 1 | Avenida do Brasil, n.º 101 | Lisboa | 1700066 LISBOA | Lisboa | Lisboa |
| Distrito | Lisboa |
|---|---|
| Local | LISBOA |
| Sector de actividade | Sector Público |
| Tipo de contrato | Full-time |
| Tipo de oferta | Concurso Público |
| Contactos |
BEP - Laboratório Nacional de Engenharia Civil, I.P.
Avenida do Brasil, n.º 101 LISBOA |