Hungria

Informações gerais

A HUNGRIA

A Hungria é um país da Europa Central, sem saída para o mar. Faz fronteira a norte com a Eslováquia e a nordeste com a Ucrânia. A este faz fronteira com a Roménia, a sul com a Sérvia, Croácia e Eslovénia e a oeste com a Áustria. O território é predominantemente plano, embora uma parte do norte do país seja bastante montanhosa. O rio Danúbio atravessa grande parte do país, dividindo-o em duas grandes áreas: uma grande planície conhecida pela Grande Planície Húngara, e a zona de montanha, situada junto à fronteira norte. De referir, que é na Hungria que se situa o maior lago de água doce da Europa, o lago Balaton.
Cerca de 98% da população é de etnia húngara, existindo grupos minoritários, como ciganos, alemães, eslovacos, croatas, sérvios e romenos. A população está relativamente bem distribuída por todo o território. As principais cidades são Budapeste (1 930 000 habitantes), Debrecen (210 000) e Misklolc (182 000).

GEOGRAFIA

A paisagem húngara consiste principalmente das planícies planas a onduladas da bacia carpática, com colinas e montanhas baixas no norte, ao longo da fronteira eslovaca (o ponto mais alto é o Kékes, com 1 014 m). A Hungria divide-se em duas pela sua via fluvial principal, o Danúbio. Outros rios importantes são o Tisza e o Drava, enquanto que a metade ocidental contém o grande lago Balaton. O maior lago termal do mundo, o lago Hévíz, situa-se na Hungria. O segundo maior lago na bacia carpática (e provavelmente o maior lago artificial da Europa) é o lago Tisza.
O clima da Hiungria é em geral temperado com média anual de 10,3ºC em sua capital Budapest, com média do mês mais frio de -2,1ºC sendo um inevrno muito rigoroso , a menor temperatura foi de -30,2ºC no dia 14/01/1967 e verões muito quentes, podendo atingir marcas acima de 40ºC , a maior máxima foi de 42,3ºC no dia 8/07/1949.

POLÍTICA

A Hungria é uma República Parlamentar em que o principal órgão de poder é o Governo, que detém o poder executivo e é chefiado pelo Primeiro Ministro. Este nomeia os restantes ministros que, para exercerem o seu cargo, têm de ser previamente e individualmente aprovados pelo Parlamento. O poder legislativo é exercido pela Assembleia Nacional (Orszaggyulés) composta, por 386 deputados. Os deputados são eleitos por um sistema misto: 110 são eleitos por voto proporcional; 176 por voto maioritário. Tanto o mandato dos deputados como o do governo têm a duração de 4 anos. O Presidente da República é o Chefe do Estado, tem funções de representação e pode propor leis à Assembleia Nacional e promover a realização de referendos. O Presidente é eleito pela Assembleia Nacional por um período de 5 anos.

ECONOMIA

A Hungria tem vindo a ser apontada como um exemplo de sucesso na transição de uma economia socialista para uma economia de mercado, sendo o sector privado já responsável por 80% do PIB. É de referir que 70% das exportações húngaras têm como destino os países da União Europeia. Os principais produtos são: ferramentas para a indústria, equipamento de transporte, químicos (especialmente farmacêuticos), motores para veículos, maquinaria eléctrica, têxteis e vinho. Desde 1997 que a economia húngara tem crescido mais de 4% ao ano, sustentada por um forte sector exportador e pelo investimento estrangeiro.

EDUCAÇÃO

O país tem um sistema de escolar competitivo, por vezes até considerado elitista por valorizar os melhores alunos em detrimento daqueles com mais dificuldades.
Não é por acaso que o país detém um currículo impressionante no que diz respeito aos prémios Nobel: por 12 vezes, a Hungria conquistou o mais carismático prémio do mundo, em áreas tão diversas como a Física, Medicina, Química, Literatura, Economia e Literatura.

RELIGIÃO
 

Cristã (Católicos 67.5%, Calvinistas 20%)
 

Escreva-nos

Contactos


Entrar em contacto