Modulos | 1. HABILITAÇÕES MÍNIMAS
Licenciatura, Bacharelato, Pós-Graduação, Especialização, MBA, Mestrado ou Doutoramento.
2. DESTINATÁRIOS
Diretores e técnicos de formação, consultores, coordenadores, formadores e gestores de recursos humanos que pretendam adquirir competências na área da gestão e coordenação pedagógica de atividades e projetos formativos;
Outros profissionais que pretendam adquirir conhecimentos nesta área de atuação.
3. OBJETIVO GERAL
Pretende-se que no final da MBA, os formandos tenham adquirido competências base que lhes permitam ficar habilitados a exercer a função de Gestor de Formação ou de Coordenador Pedagógico, numa entidade formativa, estando aptos para a gestão de todas as fases do processo formativo, garantindo a qualidade dos produtos formativos desenvolvidos.
4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Compreender os princípios de gestão e coordenação pedagógica de atividades e projetos formativos;
• Conhecer o contexto normativo em que se insere a formação profissional;
• Planear, conceber, executar, gerir e avaliar programas e ações formativas, tendo como base o estudo de diagnóstico e levantamento de necessidades formativas;
• Conhecer o processo de certificação de entidades formativas;
• Conhecer as plataformas técnológicas de gestão e organização da formação;
• Compreender as diferentes tipologias de formação à distância e respetivos ambientes virtuais de aprendizagem;
• Reconhecer a importância das auditorias e implementação de melhorias contínuas no sistema de gestão da formação.
5. PLANO CURRICULAR
Módulo 1: Enquadramento legal da formação (10 horas)
1. Siglas e Abreviaturas
2. Políticas Europeias e Nacionais de Educação e Formação
3. O Sistema e o Catálogo Nacional de Qualificações
4. Principais Ofertas Formativas Disponíveis
5. Conceitos e Fundamentos da Formação Profissional
6. Legislação de Enquadramento da Formação Profissional
7. Tipos de Formação Profissional: Inicial e Contínua
8. Modalidades de Formação Profissional
9. Modalidades de Intervenção Formativa
10. Processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências
Módulo 2: Gestor de formação e coordenador pedagógico (10 horas)
1. Recursos Humanos na formação
2. Funções fundamentais na equipa
3. Gestor de Formação e suas funções
3.1. Requisitos contratuais do Gestor de Formação
3.2. Requisitos para o exercício/admissão da função de Gestor de Formação
4.Coordenador Pedagógico e suas funções
4.1. Requisitos contratuais do Coordenador de Formação
4.2. Requisitos para o exercício/admissão da função de Coordenador Pedagógico
5. Formador e suas funções
6. Acumulação de funções
Módulo 3: Planeamento e gestão da formação (40 horas)
1. Introdução
2. O desenvolvimento do processo de formação
2.1. Diagnóstico de Necessidades de Formação
2.1.1. Metodologias e Técnicas de Diagnóstico de Necessidades de Formação
2.1.1.1. Definir problemas, identificar causas, propor soluções
2.1.1.2. Metodologia de Planeamento de Projetos por Objetivos
2.1.1.3. Estudo das necessidades pela análise do desempenho
2.1.1.4. Método misto
2.1.2. Metodologias e Técnicas de recolha de informação para Diagnóstico de Necessidades de Formação
2.1.2.1. Observação de campo
2.1.2.2. Questionários
2.1.2.3. Entrevistas individuais
2.1.2.4. Entrevistas em grupo
2.1.2.5. Documentos de controlo interno
2.1.2.6. Documentos estratégicos
2.2. Planificação da Atividade Formativa
2.2.1. Objetivos, metas e indicadores de acompanhamento
2.3. Conceção de desenvolvimento da atividade formativa
2.3.1. Programa de Formação
2.3.2. Recursos Técnico-Pedagógicos
2.3.2.1. Conceção ou adaptação de suportes de apoio à aprendizagem
2.3.2.2. Estruturação de recursos pedagógicos de apoio aos formadores
2.3.3. Promoção e Divulgação da Formação
2.4. Processo de Recrutamento e Seleção de Formadores e Formandos
2.5. Instalações e Equipamentos
2.6. Dossier Técnico-Pedagógico
2.7. Acompanhamento da Formação
2.7.1. Avaliação da Formação
2.7.1.1. Transferência: formas de a promover
2.7.1.2. Avaliação do Impacte da Formação
2.7.1.3. Técnicas de Avaliação de Formandos
Módulo 4: Certificação de entidades formadoras (40 horas)
1. Introdução
2. Transição da acreditação para a certificação
2.1. O sistema de acreditação das entidades formadoras
2.2. O sistema de certificação: princípio de mudança
2.3. Principais conceitos
2.4. Entidade certificadora
3. O Guia do Sistema de Certificação de Entidades Formadoras
3.1 Importância do guia do sistema de certificação
3.2. Requisitos de certificação
3.2.1. Requisitos prévios
3.2.2. Requisitos do referencial de qualidade
3.3. Etapas
3.4. A plataforma de suporte ao sistema de certificação
4. Questões jurídicas na certificação de entidades formadoras
4.1. Legislação base do sistema de certificação
4.2. A proteção de dados pessoais
4.3. As obrigações legais no tratamento de reclamações
4.4. As necessidades legais de formação profissional
5. A escolha das áreas a certificar
6. Recursos Humanos
7. Regulamentação e requisitos funcionais dos espaços formativos e de atendimento ao público
8. Audiência prévia
Módulo 5: Plataformas tecnológicas de gestão e organização da formação (15 horas)
Plataformas de apoio à gestão da formação
1. Moodle
2. SIGO
3. Passaporte Qualifica
4. SIIFSE
Módulo 6: E-learning e ambientes virtuais de aprendizagem (15 horas)
1. Introdução
2. Formação à Distância
2.1. Definição
2.2. Papel da Tecnologia
2.3. Características
2.4. Vantagens e Desvantagens
3. Modalidades de Formação à Distância
3.1. E-learning
3.2. B-learning
4. Ambientes de apoio à Aprendizagem
4.1. Plataformas de Apoio à Aprendizagem
4.2. Comunicação Online
4.3. Papel do Formador
Módulo 7: Auditorias e melhorias contínuas da formação (20 horas)
1. Introdução: Sistemas de Gestão da Qualidade na Formação
Parte I
2. Auditorias: Conceitos e Terminologia
3. Recursos Humanos
4. Princípios de uma Auditoria Eficaz
5. Tipos de Auditorias
6. Âmbito das Auditorias de formação
7. Critérios de Auditorias
8. Fontes de Informação
9. Métodos de Auditoria
10. Técnicas de auditoria
11. O Programa da Auditoria
12. Objetivos da Auditoria
13. Processo de Auditoria
14. Atividades de Auditoria
15. Melhoria do Processo de Formação
Parte II
1. Norma NP 4512:2012
Módulo 8: Projeto final (50 horas)
Desenvolvimento de um projeto final de formação que integre todos os conhecimentos obtidos nos diversos módulos do MBA, apresentando um documento estruturado de forma contínua e lógica.
6. CERTIFICADO
Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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