Distrito | Vila Nova De Gaia |
Local | Em qualquer parte em formato e-Learning |
Sector de actividade | Educação, Cultura e Desporto |
Preço | 890,00€ |
Inicio da formação | 2022-06-09 |
Fim da formação | 2023-07-10 |
Fundamento | Inscrições Abertas
Entidade Formadora Certificada Pela DGERT
Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal
www.cognos.pt
www.cognos.pt/p_gestao_ipss.html
Telefone: 220965669 ou 910415337
Em qualquer parte em formato e-Learning
1. HABILITAÇÕES MÍNIMAS
Licenciatura, Bacharelato, Pós-Graduação, Especialização, MBA, Mestrado ou Doutoramento.
2. DESTINATÁRIOS
- Licenciados da área das Ciências Sociais e Humanas e da área da Gestão.
- Outros Licenciados interessados que pretendam investir profissionalmente no sector das instituições sociais.
3. OBJETIVOS
• Adquirir competências pessoais e conhecimentos técnicos que servirão para a atuação junto de instituições sociais;
• Conhecer os principais programas de apoio nacionais e comunitários no âmbito social;
• Compreender os princípios de gestão e direção de instituições sociais;
• Conhecer o contexto normativo em que se inserem os serviços sociais;
• Adquirir competências ao nível da gestão de recursos humanos;
• Conhecer o processo de implementação de um sistema de higiene, saúde e segurança;
• Conhecer o processo de implementação de um sistema de qualidade;
• Aplicar técnicas de marketing úteis para potenciar as atividades desenvolvidas pelas instituições sociais;
• Interpretar e discutir bibliografia científica relevante para a área da MBA.
4. CERTIFICADO
Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores. |
Modulos | 1. PLANO CURRICULAR
Módulo 1: O terceiro setor e os desafios da inclusão social (16 horas)
Terceiro Setor – um conceito e uma problemática
A Emergência das iniciativas e experiências revolucionárias no século XIX
A Institucionalização das organizações em ramos jurídicos distintos, na viragem para o século XX
O período de sinergia entre Estado e Mercado e a instrumentalização das organizações
A renovação das organizações do Terceiro Setor nos últimos 30 anos e a configuração heterogénea e difusa na viragem para o século XXI
Características e Desafios do Terceiro Setor
A Economia social e solidária
O setor das organizações não lucrativas ou voluntárias
Considerações sobre a Inclusão Social
Módulo 2: Programas nacionais e comunitários de apoio a nível social (20 horas)
O Desenvolvimento Local como nova abordagem estratégica para o Crescimento, Competitividade e Emprego
A Evolução do debate nacional nas suas componentes política, económica e social
Competências institucionais de intervenção: União Europeia, Estados Membros, Regiões e Autarquias, Empresas e Associações
Características dominantes das iniciativas/programas
O papel do CES
Módulo 3: Gestão de recursos humanos (20 horas)
Gestão de Recursos Humanos
Passado e presente da Gestão de Recursos Humanos
Caracterização dos Recursos Humanos
Módulo 4: Implementação de sistemas integrados de higiene, saúde e segurança no trabalho (22 horas)
Os riscos que rodeiam o posto de trabalho
Riscos físicos
Riscos químicos
Riscos biológicos
Os riscos ergonómicos
Avaliação de riscos
Elementos chave de uma avaliação de riscos
Registar a Avaliação
Métodos de Avaliações de Risco
Acidente de Trabalho
Doença profissional
Prevenção das doenças profissionais
Módulo 5: Gestão da qualidade (24 horas)
Introdução à qualidade
Objetivos e princípios básicos da qualidade
Eficiência/ Eficácia na resposta às necessidades do cliente. Satisfação das pessoas na organização
Os custos da não qualidade
A implementação da Qualidade - Sistemas de Qualidade. Manual da Qualidade e documentação de apoio
Motivação para a qualidade
A melhoria contínua
Formação e informação
Educação contínua e desenvolvimento da qualidade
Clarificar o papel dos colaboradores sobre:
Procedimentos
Reclamações/sugestões
Impressos
Satisfação do cliente
O papel do profissional na avaliação da qualidade e melhoria contínua
Monitorização/ medição dos processos
Monitorização/ medição da qualidade do produto/ serviço
Melhoria contínua: Ações corretivas e preventivas, controlo/ auditoria interna
Módulo 6: Gestão empresarial (24 horas)
Características do Grupo Humano "Organização"
Algumas abordagens sociológicas das Organizações
Modelos tradicionais de Gestão
A Administração Científica
Novos Modelos de Gestão
Modelo Japonês
Modelo Just-in-Time / Toyota
Modelo de Administração Participativa
Modelo de Administração Empreendedora
Modelo de Administração Holística
Modelos Emergentes
Empresa virtual
Modelo Quântico
Módulo 7: Marketing (22 horas)
Marketing vs Publicidade: Qual é a diferença
Definição de Publicidade
Definição de Marketing
Criar uma imagem corporativa
Equidade da marca
Os benefícios de uma marca
Criação de uma campanha de Publicidade
Retargeting
O que é o Retargeting
Potencial no Retargeting
Criação de um Logo
O que atrai os clientes
O poder do logo marca
Características de uma estratégia de Branding sólida
Responsabilidade
Coerência
Personalidade da logo marca
Marketing: A diferença entre comprar e vender
Marketing estratégico
O marketing de produtos vs a gestão de produtos
Gestão do Produto
Marketing do Produto
Porque é o planeamento de marketing essencial
Dicas para traçar um plano de marketing
Implementar o plano de marketing
Marketing Mix
O que é marketing mix
Os quatro principais domínios do marketing mix
Os quatro C’s no marketing mix
Benefício da otimização do marketing mix para um melhor retorno financeiro
Como selecionar o melhor marketing mix, os prós, os contras, e dicas para divulgar uma empresa
Marketing Social
Os 8 Componentes essenciais do social marketing
Web Marketing
Estratégias de Marketing Online para uma empresa ser bem sucedida
Tendências do Marketing na Internet
Marketing Político
Vantagens e desvantagens do Marketing na Internet
Digital Marketing
Existem duas formas de digital marketing, com as respetivas vantagens e desvantagens
Digital Marketing e Multi-Channel Communications (vários canais de comunicação)
Lista dos 30 termos mais usados no marketing digital
O que fazer se a sua campanha de marketing falhar
Ferramentas de Marketing para negócios baseados em Casa
Seguidamente, abordaremos dez maneiras possíveis de ‘publicitar’ o seu negócio, sem despender de muito dinheiro
Software de email marketing para envio das campanhas de email
Como enviar o email marketing
Como definir o orçamento de Publicidade
Importância da Comunicação nos Negócios
Comunicação em Marketing
Trade Marketing
Métodos de Trade Marketing
O Trade Marketing permite realizar as seguintes tarefas
Módulo 8: Direitos de cidadania, políticas e legislação social (16 horas)
Direitos Humanos, Igualdade e Cidadania
Importância e dimensões da cidadania
Políticas Sociais
Respostas sociais, Apoios sociais e Programas
Legislação Social
Evolução do sistema de Segurança Social
Lei de Bases da Segurança Social
Legislação social (relevante) recente
Módulo 9: Direito do trabalho e das empresas (16 horas)
Introdução
O Direito e a atividade empresarial
Os diversos ramos do Direito com implicações nas empresas
O Direito do Trabalho para Empresas
Direito do trabalho
Conceito e fontes
O Contrato de Trabalho
Noção e elementos essenciais
A retribuição
Os sujeitos
Forma
Período experimental
Contrato de trabalho a termo
O Tempo de Trabalho
Tempo de trabalho e período normal de trabalho
Períodos de descanso
Os Feriados, as Férias e as Faltas
Regime dos feriados
Regime das férias
Noção, tipos e efeitos das faltas
Cessação do Contrato de Trabalho
Caducidade
Revogação
Denúncia durante o período experimental
Despedimento com justa causa “subjetiva”
Despedimento coletivo
Despedimento por extinção do posto de trabalho
Despedimento por inadaptação do trabalhador
Denúncia unilateral, resolução e abandono do trabalho
Módulo 10: Projeto final (80 horas)
• Elaboração de um projeto no âmbito da Gestão de Centros e Serviços Sociais, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do MBA.
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Público Alvo | - Licenciados da área das Ciências Sociais e Humanas e da área da Gestão.
- Outros Licenciados interessados que pretendam investir profissionalmente no sector das instituições sociais. |
Comentário | www.cognos.pt/p_gestao_ipss.html |
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