MBA em Gestão de Centros e Serviços Sociais

Formação profissional

DistritoVila Nova De Gaia
LocalEm qualquer parte em formato e-Learning
Sector de actividade Educação, Cultura e Desporto
Preço 890,00€
Inicio da formação 2022-06-09
Fim da formação 2023-07-10
Fundamento Inscrições Abertas Entidade Formadora Certificada Pela DGERT Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/p_gestao_ipss.html Telefone: 220965669 ou 910415337 Em qualquer parte em formato e-Learning 1. HABILITAÇÕES MÍNIMAS Licenciatura, Bacharelato, Pós-Graduação, Especialização, MBA, Mestrado ou Doutoramento. 2. DESTINATÁRIOS - Licenciados da área das Ciências Sociais e Humanas e da área da Gestão. - Outros Licenciados interessados que pretendam investir profissionalmente no sector das instituições sociais. 3. OBJETIVOS • Adquirir competências pessoais e conhecimentos técnicos que servirão para a atuação junto de instituições sociais; • Conhecer os principais programas de apoio nacionais e comunitários no âmbito social; • Compreender os princípios de gestão e direção de instituições sociais; • Conhecer o contexto normativo em que se inserem os serviços sociais; • Adquirir competências ao nível da gestão de recursos humanos; • Conhecer o processo de implementação de um sistema de higiene, saúde e segurança; • Conhecer o processo de implementação de um sistema de qualidade; • Aplicar técnicas de marketing úteis para potenciar as atividades desenvolvidas pelas instituições sociais; • Interpretar e discutir bibliografia científica relevante para a área da MBA. 4. CERTIFICADO Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
Modulos 1. PLANO CURRICULAR Módulo 1: O terceiro setor e os desafios da inclusão social (16 horas) Terceiro Setor – um conceito e uma problemática A Emergência das iniciativas e experiências revolucionárias no século XIX A Institucionalização das organizações em ramos jurídicos distintos, na viragem para o século XX O período de sinergia entre Estado e Mercado e a instrumentalização das organizações A renovação das organizações do Terceiro Setor nos últimos 30 anos e a configuração heterogénea e difusa na viragem para o século XXI Características e Desafios do Terceiro Setor A Economia social e solidária O setor das organizações não lucrativas ou voluntárias Considerações sobre a Inclusão Social Módulo 2: Programas nacionais e comunitários de apoio a nível social (20 horas) O Desenvolvimento Local como nova abordagem estratégica para o Crescimento, Competitividade e Emprego A Evolução do debate nacional nas suas componentes política, económica e social Competências institucionais de intervenção: União Europeia, Estados Membros, Regiões e Autarquias, Empresas e Associações Características dominantes das iniciativas/programas O papel do CES Módulo 3: Gestão de recursos humanos (20 horas) Gestão de Recursos Humanos Passado e presente da Gestão de Recursos Humanos Caracterização dos Recursos Humanos Módulo 4: Implementação de sistemas integrados de higiene, saúde e segurança no trabalho (22 horas) Os riscos que rodeiam o posto de trabalho Riscos físicos Riscos químicos Riscos biológicos Os riscos ergonómicos Avaliação de riscos Elementos chave de uma avaliação de riscos Registar a Avaliação Métodos de Avaliações de Risco Acidente de Trabalho Doença profissional Prevenção das doenças profissionais Módulo 5: Gestão da qualidade (24 horas) Introdução à qualidade Objetivos e princípios básicos da qualidade Eficiência/ Eficácia na resposta às necessidades do cliente. Satisfação das pessoas na organização Os custos da não qualidade A implementação da Qualidade - Sistemas de Qualidade. Manual da Qualidade e documentação de apoio Motivação para a qualidade A melhoria contínua Formação e informação Educação contínua e desenvolvimento da qualidade Clarificar o papel dos colaboradores sobre: Procedimentos Reclamações/sugestões Impressos Satisfação do cliente O papel do profissional na avaliação da qualidade e melhoria contínua Monitorização/ medição dos processos Monitorização/ medição da qualidade do produto/ serviço Melhoria contínua: Ações corretivas e preventivas, controlo/ auditoria interna Módulo 6: Gestão empresarial (24 horas) Características do Grupo Humano "Organização" Algumas abordagens sociológicas das Organizações Modelos tradicionais de Gestão A Administração Científica Novos Modelos de Gestão Modelo Japonês Modelo Just-in-Time / Toyota Modelo de Administração Participativa Modelo de Administração Empreendedora Modelo de Administração Holística Modelos Emergentes Empresa virtual Modelo Quântico Módulo 7: Marketing (22 horas) Marketing vs Publicidade: Qual é a diferença Definição de Publicidade Definição de Marketing Criar uma imagem corporativa Equidade da marca Os benefícios de uma marca Criação de uma campanha de Publicidade Retargeting O que é o Retargeting Potencial no Retargeting Criação de um Logo O que atrai os clientes O poder do logo marca Características de uma estratégia de Branding sólida Responsabilidade Coerência Personalidade da logo marca Marketing: A diferença entre comprar e vender Marketing estratégico O marketing de produtos vs a gestão de produtos Gestão do Produto Marketing do Produto Porque é o planeamento de marketing essencial Dicas para traçar um plano de marketing Implementar o plano de marketing Marketing Mix O que é marketing mix Os quatro principais domínios do marketing mix Os quatro C’s no marketing mix Benefício da otimização do marketing mix para um melhor retorno financeiro Como selecionar o melhor marketing mix, os prós, os contras, e dicas para divulgar uma empresa Marketing Social Os 8 Componentes essenciais do social marketing Web Marketing Estratégias de Marketing Online para uma empresa ser bem sucedida Tendências do Marketing na Internet Marketing Político Vantagens e desvantagens do Marketing na Internet Digital Marketing Existem duas formas de digital marketing, com as respetivas vantagens e desvantagens Digital Marketing e Multi-Channel Communications (vários canais de comunicação) Lista dos 30 termos mais usados no marketing digital O que fazer se a sua campanha de marketing falhar Ferramentas de Marketing para negócios baseados em Casa Seguidamente, abordaremos dez maneiras possíveis de ‘publicitar’ o seu negócio, sem despender de muito dinheiro Software de email marketing para envio das campanhas de email Como enviar o email marketing Como definir o orçamento de Publicidade Importância da Comunicação nos Negócios Comunicação em Marketing Trade Marketing Métodos de Trade Marketing O Trade Marketing permite realizar as seguintes tarefas Módulo 8: Direitos de cidadania, políticas e legislação social (16 horas) Direitos Humanos, Igualdade e Cidadania Importância e dimensões da cidadania Políticas Sociais Respostas sociais, Apoios sociais e Programas Legislação Social Evolução do sistema de Segurança Social Lei de Bases da Segurança Social Legislação social (relevante) recente Módulo 9: Direito do trabalho e das empresas (16 horas) Introdução O Direito e a atividade empresarial Os diversos ramos do Direito com implicações nas empresas O Direito do Trabalho para Empresas Direito do trabalho Conceito e fontes O Contrato de Trabalho Noção e elementos essenciais A retribuição Os sujeitos Forma Período experimental Contrato de trabalho a termo O Tempo de Trabalho Tempo de trabalho e período normal de trabalho Períodos de descanso Os Feriados, as Férias e as Faltas Regime dos feriados Regime das férias Noção, tipos e efeitos das faltas Cessação do Contrato de Trabalho Caducidade Revogação Denúncia durante o período experimental Despedimento com justa causa “subjetiva” Despedimento coletivo Despedimento por extinção do posto de trabalho Despedimento por inadaptação do trabalhador Denúncia unilateral, resolução e abandono do trabalho Módulo 10: Projeto final (80 horas) • Elaboração de um projeto no âmbito da Gestão de Centros e Serviços Sociais, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do MBA.
Público Alvo - Licenciados da área das Ciências Sociais e Humanas e da área da Gestão. - Outros Licenciados interessados que pretendam investir profissionalmente no sector das instituições sociais.
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