MBA em Gestão de Centros e Serviços Sociais - IPSS

Formação profissional

DistritoVila Nova De Gaia
LocalEm qualquer parte em formato e-Learning
Sector de actividade Educação, Cultura e Desporto
Preço 890,00€
Inicio da formação 2022-11-24
Fim da formação 2022-12-27
Fundamento Inscrições Abertas Entidade Formadora Certificada Pela DGERT Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/p_gestao_ipss.html Telefone: 220965669 ou 910415337 Em qualquer parte em formato e-Learning
Modulos 1. HABILITAÇÕES MÍNIMAS Licenciatura, Bacharelato, Pós-Graduação, Especialização, MBA, Mestrado ou Doutoramento. 2. DESTINATÁRIOS - Licenciados da área das Ciências Sociais e Humanas e da área da Gestão. - Outros Licenciados interessados que pretendam investir profissionalmente no sector das instituições sociais. 3. OBJETIVOS • Adquirir competências pessoais e conhecimentos técnicos que servirão para a atuação junto de instituições sociais; • Conhecer os principais programas de apoio nacionais e comunitários no âmbito social; • Compreender os princípios de gestão e direção de instituições sociais; • Conhecer o contexto normativo em que se inserem os serviços sociais; • Adquirir competências ao nível da gestão de recursos humanos; • Conhecer o processo de implementação de um sistema de higiene, saúde e segurança; • Conhecer o processo de implementação de um sistema de qualidade; • Aplicar técnicas de marketing úteis para potenciar as atividades desenvolvidas pelas instituições sociais; • Interpretar e discutir bibliografia científica relevante para a área da MBA. 4. PLANO CURRICULAR Módulo 1: O terceiro setor e os desafios da inclusão social (16 horas) Terceiro Setor – um conceito e uma problemática A Emergência das iniciativas e experiências revolucionárias no século XIX A Institucionalização das organizações em ramos jurídicos distintos, na viragem para o século XX O período de sinergia entre Estado e Mercado e a instrumentalização das organizações A renovação das organizações do Terceiro Setor nos últimos 30 anos e a configuração heterogénea e difusa na viragem para o século XXI Características e Desafios do Terceiro Setor A Economia social e solidária O setor das organizações não lucrativas ou voluntárias Considerações sobre a Inclusão Social Módulo 2: Programas nacionais e comunitários de apoio a nível social (20 horas) O Desenvolvimento Local como nova abordagem estratégica para o Crescimento, Competitividade e Emprego A Evolução do debate nacional nas suas componentes política, económica e social Competências institucionais de intervenção: União Europeia, Estados Membros, Regiões e Autarquias, Empresas e Associações Características dominantes das iniciativas/programas O papel do CES Módulo 3: Gestão de recursos humanos (20 horas) Gestão de Recursos Humanos Passado e presente da Gestão de Recursos Humanos Caracterização dos Recursos Humanos Módulo 4: Implementação de sistemas integrados de higiene, saúde e segurança no trabalho (22 horas) Implementação de Sistemas de Gestão de SHST Política de Segurança Planeamento Implementação Revisão do Sistema de Gestão Manual de segurança Integração de sistemas ISO 9000/ISO 14001/OHSAS 18001 Auditorias Definição de auditoria Definição de auditor Definição de auditado Não conformidade Ação Corretiva Divisão de auditorias OHSAS Módulo 5: Gestão da qualidade (24 horas) Implementação e gestão de sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ) Abordagem por processos e a gestão do valor PDCA de Deming Os princípios de gestão pela qualidade na Norma ISO 9000:2000 Suportes Documentais Controlo de documentos e registos Comportamentos da gestão Recursos necessários ao SGQ Recursos humanos Infra-estruturas Ambiente de trabalho Realização do produto Planeamento do produto/serviço Relação com o cliente Conceção e desenvolvimento Aprovisionamento Realizar o produto Medição, análise e melhoria Satisfação do cliente Auditorias internas Monitorização dos processos e do produto Controlo do produto não conforme Análise de dados Melhoria Mapas de Processo Lista de procedimentos Cronograma para a certificação Módulo 6: Gestão empresarial (24 horas) Características do Grupo Humano "Organização" Algumas abordagens sociológicas das Organizações Modelos tradicionais de Gestão A Administração Científica Novos Modelos de Gestão Modelo Japonês Modelo Just-in-Time / Toyota Modelo de Administração Participativa Modelo de Administração Empreendedora Modelo de Administração Holística Modelos Emergentes Empresa virtual Modelo Quântico Módulo 7: Marketing (22 horas) Marketing vs Publicidade: Qual é a diferença Definição de Publicidade Definição de Marketing Criar uma imagem corporativa Equidade da marca Os benefícios de uma marca Criação de uma campanha de Publicidade Retargeting O que é o Retargeting Potencial no Retargeting Criação de um Logo O que atrai os clientes O poder do logo marca Características de uma estratégia de Branding sólida Responsabilidade Coerência Personalidade da logo marca Marketing: A diferença entre comprar e vender Marketing estratégico O marketing de produtos vs a gestão de produtos Gestão do Produto Marketing do Produto Porque é o planeamento de marketing essencial Dicas para traçar um plano de marketing Implementar o plano de marketing Marketing Mix O que é marketing mix Os quatro principais domínios do marketing mix Os quatro C’s no marketing mix Benefício da otimização do marketing mix para um melhor retorno financeiro Como selecionar o melhor marketing mix, os prós, os contras, e dicas para divulgar uma empresa Marketing Social Os 8 Componentes essenciais do social marketing Web Marketing Estratégias de Marketing Online para uma empresa ser bem sucedida Tendências do Marketing na Internet Marketing Político Vantagens e desvantagens do Marketing na Internet Digital Marketing Existem duas formas de digital marketing, com as respetivas vantagens e desvantagens Digital Marketing e Multi-Channel Communications (vários canais de comunicação) Lista dos 30 termos mais usados no marketing digital O que fazer se a sua campanha de marketing falhar Ferramentas de Marketing para negócios baseados em Casa Seguidamente, abordaremos dez maneiras possíveis de ‘publicitar’ o seu negócio, sem despender de muito dinheiro Software de email marketing para envio das campanhas de email Como enviar o email marketing Como definir o orçamento de Publicidade Importância da Comunicação nos Negócios Comunicação em Marketing Trade Marketing Métodos de Trade Marketing O Trade Marketing permite realizar as seguintes tarefas Módulo 8: Direitos de cidadania, políticas e legislação social (16 horas) A Constituição como Estatuto Jurídico Fundamental da Comunidade jurídica Direito à Cidadania Direitos e Deveres Sociais – princípio da socialidade Apoio e Garantias sociais Constituição de Instituições Particulares de Solidariedade Social e seus pressupostos Módulo 9: Direito do trabalho e das empresas (16 horas) O contrato de Trabalho Formação do Contrato de Trabalho Execução do Contrato de Trabalho Retribuição Cessação do Contrato de Trabalho Incumprimento do Contrato de Trabalho Módulo 10: Projeto final (80 horas) 5. CERTIFICADO Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores. O Certificado de Formação Profissional é válido para cumprimento das 40 horas de formação profissional contínua obrigatória para as Empresas, de acordo com o Código do Trabalho. O Certificado de Formação Profissional poderá também ser válido para: Valorização da candidatura num concurso público ou privado, dependendo do regulamento específico do concurso. Obtenção de créditos (ECTS), numa instituição de ensino superior, nos termos do disposto no artigo 45.º Creditação, 1 alínea f) do Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de agosto e, legislação vigente, transcrita seguidamente: “1 — Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico ou diploma, os estabelecimentos de ensino superior: f) Podem creditar outra formação não abrangida pelas alíneas anteriores, até ao limite de um terço do total dos créditos do ciclo de estudos.” O valor de ECTS é analisado e creditado pelas Instituições de Ensino Superior. Enquadramento Com a frequência e aproveitamento desta formação profissional, irá obter uma formação de elevada relevância no mercado de trabalho, uma vez que comprova possuir conhecimentos e práticas avançadas em determinada área, após o seu ensino universitário. Este curso enquadra-se na formação profissional contínua, que visa a aquisição de saberes numa dada área ou função específica, pressupondo a existência de uma qualificação prévia para a sua realização, não atribuindo grau académico (Licenciatura, Mestrado ou Doutoramento). Sendo uma formação profissional contínua, não está a sua realização reservada às Instituições de Ensino Superior. A Cognos Formação não é uma instituição de Ensino Superior, mas sim uma Instituição de Formação Profissional, pelo que, naturalmente, não nos compete a emissão de certificados de pós-graduação, formação pós-graduada, diploma de técnico superior profissional, nem a atribuição de graus académicos de licenciado, mestre e doutor. No estrito cumprimento do Decreto-Lei n.º 65/2018 de 16 de agosto e Decreto-Lei n.º 27/2021 de 16 de abril, a Cognos Formação não utiliza os termos reservados às instituições de ensino superior como «pós-graduação», «formação pós-graduada» e outros que sugiram estar em causa formação própria de ensino superior. A Cognos Formação não realiza formação pós-graduada, nem formação em consórcio, ou outras formas de cooperação com instituições de ensino superior, não estando sob a superintendência científica e pedagógica das mesmas. A Cognos Formação respeita escrupulosamente a legislação em vigor, esclarecendo devidamente os seus clientes sobre a modalidade de formação profissional que realizam.
Público Alvo - Licenciados da área das Ciências Sociais e Humanas e da área da Gestão. - Outros Licenciados interessados que pretendam investir profissionalmente no sector das instituições sociais.
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