Curso de Formação Psicologia da Justiça

Formação profissional

DistritoVila Nova De Gaia
LocalEm qualquer parte em formato e-Learning
Sector de actividade Educação, Cultura e Desporto
Preço 160,00€
Inicio da formação 2024-02-26
Fim da formação 2024-03-26
Fundamento Inscrições Abertas 1.Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_psicologia_justica.html Em qualquer parte em formato e-Learning 2. DESTINATÁRIOS Profissionais das áreas da Psicologia, Serviço Social, Educação Social, Direito, Estudantes Finalistas e outros interessados de áreas relacionadas com a psicologia da justiça. 3. SAÍDAS PROFISSIONAIS Cooperar com instituições públicas e privadas, e também com os cidadãos, que tenham objetivos no âmbito da intervenção psicológica forense e do testemunho; Apoio às Forças de Segurança, Tribunais, Prisões, Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ`s). 4. OBJETIVO GERAL No final deste curso, os formandos deverão ser capazes de reconhecer o papel da psicologia da justiça, e nomeadamente na intervenção junto das crianças e jovens em risco, assim como identificar os instrumentos e medidas aplicáveis, na colaboração da psicologia com o sistema nacional de justiça penal. 5. OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Propor a colaboração da psicologia da justiça nos casos que assim se justifique; - Cooperar com instituições públicas e privadas, e também com os cidadãos, que tenham objetivos no âmbito da intervenção psicológica forense e do testemunho; - Promover a articulação entre a psicologia e o sistema de justiça; - Participar na execução das medidas tutelares educativas; - Promover a avaliação e o acompanhamento psicológico, em complemento das medidas alternativas ao encarceramento. 6. CERTIFICADO Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
Modulos 1. PLANO CURRICULAR Módulo 1: Psicologia clínica, criminal e forense (8 horas) A Psicologia O Direito e a Psicologia A Psicologia da Justiça A Psicologia Forense Psicologia Clínica vs Psicologia Forense Módulo 2: Avaliação psicológica em contexto forense (8 horas) As Teorias da Personalidade Avaliação Psicológica Forense Relatório de Avaliação Psicológica em Contexto Forense Intervenção Psicológica Forense O Contributo da Avaliação Psicológica no Contexto Forense Módulo 3: Intervenção da psicologia na matéria tutelar educativa (2 horas) A Delinquência Juvenil O Menor enquanto delinquente Inimputabilidade em Razão da Idade O Comportamento do Jovem Delinquente Intervenção na Delinquência Juvenil A Psicologia na Proteção dos Menores em Perigo Módulo 4: A psicologia ao serviço do sistema nacional de justiça (2 horas) O Psicólogo ao Serviço da Justiça A Psicologia Social da Justiça Justiça Restaurativa Sistema Tradicional de Justiça Criminal vs Justiça Restaurativa O Contributo da Psicologia da Justiça
Público Alvo Profissionais das áreas da Psicologia, Serviço Social, Educação Social, Direito, Estudantes Finalistas e outros interessados de áreas relacionadas com a psicologia da justiça.
Comentário https://www.cognos.pt/c_psicologia_justica.html
Contactos
António Machado
marketing.cognosgmail.com