Curso de Formação Nutrição do Idoso

Formação profissional

DistritoVila Nova De Gaia
LocalEm qualquer parte em formato e-Learning
Sector de actividade Educação, Cultura e Desporto
Preço 230,00€
Inicio da formação 2024-02-26
Fim da formação 2024-03-26
Fundamento Inscrições Abertas Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_nutricao_idoso.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. DESTINATÁRIOS - Profissionais da área da saúde e estudantes; - Técnicos e auxiliares de geriatria. - Outros profissionais que pretendam adquirir ou consolidar conhecimentos neste tema específico. 2. SAÍDAS PROFISSIONAIS Integrar equipas de planeamento e orientação de intervenções nutricionais individualizadas e coletivas em meio hospitalar, clínico, ambulatório, geriátrico, cantinas e refeitórios, entre outros. 3. OBJETIVO GERAL No final do curso, os formandos deverão adquirir conhecimentos sobre nutrição e alimentação da Pessoa Idosa. 4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Adquirir conhecimentos sobre noções básicas de nutrição e alimentação; - Reconhecer os fatores que interferem na alimentação na terceira idade; - Identificar e caracterizar as necessidades alimentares dos idosos; - Explicar a necessidade de hidratação na alimentação no idoso; - Identificar os fatores que afetam o estado nutricional nos idosos; - Indicar as consequências da má nutrição na terceira idade; - Reconhecer os passos para preparação de uma ementa para idosos; - Adquirir conhecimentos sobre os principais fatores a ter em conta na elaboração de ementas para a população idosa; - Planear e orientar intervenções nutricionais específicas de acordo com determinadas patologias; - Descrever os distúrbios alimentares mais comuns no idoso; - Indicar os cuidados a ter na aquisição de alimentos, bem como no seu armazenamento e conservação. 3. CERTIFICADO Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
Modulos 1. PLANO CURRICULAR Módulo 1: Noções básicas de nutrição e alimentação (4 horas) Roda dos alimentos: grupos alimentares e sua composição Adaptação da roda dos alimentos à população idosa Análise de recomendações que vão além da roda dos alimentos Nutrientes Proteínas Lípidos Glícidos Vitaminas Fibras Sais-minerais Água Alimentação Saudável Diversidade de alimentos Horários Número de refeições Quantidade de alimento O consumo de água Alimentos a privilegiar e a evitar Módulo 2: Necessidades alimentares e hidratação no idoso (10 horas) Necessidades nutricionais Energia Proteínas Hidratos de Carbono Gorduras Vitaminas e Minerais Fibra Necessidades de hidratação Módulo 3: Avaliação do estado nutricional do idoso (8 horas) Porquê a avaliação do estado nutricional? Objetivos da avaliação do estado nutricional Determinantes do estado nutricional da pessoa idosa Ferramentas de avaliação do estado nutricional da pessoa idosa Avaliação do estado nutricional Módulo 4: Má nutrição (4 horas) Desnutrição e malnutrição Estado nutricional Intervenção nutricional Módulo 5: Preparação de ementas para idosos (8 horas) Elaboração de ementas segundo as necessidades nutricionais do idoso Construção do Plano de Ementas Avaliação da ementa Módulo 6: Cuidados nutricionais específicos para determinadas patologias (12 horas) Principais Patologias no Idoso e sua intervenção nutricional Desidratação Demências (Doença de Alzheimer) Obesidade Hipertensão Arterial Alterações gastrointestinais Diabetes Osteoporose Módulo 7: Distúrbios nutricionais mais frequentes em idosos (8 horas) Alterações fisiológicas do envelhecimento Défice de vitaminas e minerais no envelhecimento e suas consequências Módulo 8: Cuidados na aquisição, armazenamento e conservação dos alimentos (8 horas) Noções básicas de Segurança Alimentar Cuidados na aquisição de alimentos Cuidados no armazenamento e conservação dos alimentos Módulo 9: Alimentação da pessoa idosa no domicílio e instituições (8 horas) Noções básicas de alimentação coletiva para idosos Recomendações de caráter geral em alimentação coletiva Medidas para tornar as refeições mais apelativas e bem servir os idosos As dietas de textura modificada
Público Alvo Profissionais da área da saúde e estudantes, técnicos e auxiliares de geriatria. Outros profissionais que pretendam adquirir ou consolidar conhecimentos neste tema específico.
Comentário https://www.cognos.pt/c_nutricao_idoso.html
Contactos
António Machado
marketing.cognosgmail.com