Distrito | Vila Nova De Gaia |
Local | Em qualquer parte em formato e-Learning |
Sector de actividade | Educação, Cultura e Desporto |
Preço | 140,00€ |
Inicio da formação | 2023-05-25 |
Fim da formação | 2023-06-26 |
Fundamento | Inscrições Abertas
Entidade Formadora Certificada Pela DGERT
Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal
www.cognos.pt
www.cognos.pt/c_dependencias_intervencao.html
Telefone: 220965669 ou 910415337
Em qualquer parte em formato e-Learning
1. DESTINATÁRIOS
Profissionais das áreas de Saúde, Psicologia, Serviço Social, Educação Social, Psicopedagogia, Ensino, Estudantes Finalistas e outros interessados de áreas relacionadas com o fenómeno das dependências químicas.
2. OBJETIVOS
• Compreender a importância da abordagem interdisciplinar no âmbito das dependências químicas;
• Explicar a distinção entre comunidade terapêutica e grupos de mútua-ajuda;
• Identificar e explicar os objetivos específicos do tratamento psiquiátrico, no âmbito das dependências químicas;
• Compreender os benefícios da utilização da terapia cognitivo-comportamental e dos grupos de sala de espera, no âmbito das dependências químicas.
3. CERTIFICADO
Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores. |
Modulos | 1. PLANO CURRICULAR
Módulo 1: Abordagem interdisciplinar (6 horas)
Etapas do tratamento
Fase inicial ou de Acolhimento
Tratamento
Fase final ou de Reinserção Social
Módulo 2: Comunidade terapêutica (6 horas)
Movimento das Comunidades Terapêuticas
Conceção do ser humano dependente químico
Revisão do conceito de substância psicoativa
A comunidade terapêutica (CT), propriamente dita
A equipa e o ambiente da CT
A funcionalidade da CT e o programa terapêutico-educativo
Exemplificação de CT`s (funcionais vs disfuncionais)
Módulo 3: Grupos de mútua-ajuda (8 horas)
Introdução histórica – a sua origem
O Modelo de Minnesota
Pontos Fracos do Modelo Minnesota
Síntese do Modelo Minnesota
Grupos de Mútua Ajuda – o que são? e como funcionam?
Módulo 4: Tratamento psiquiátrico e farmacológico (8 horas)
O tratamento psiquiátrico
O tratamento farmacológico
Módulo 5: Terapia cognitivo-comportamental e prevenção de recáidas (8 horas)
Teoria da aprendizagem social
Técnicas de entrevista motivacional
Terapia Cognitivo-Comportamental em grupo
Módulo 6: Grupos em sala de espera (4 horas)
Definição e objetivos dos Grupos em Sala de Espera (GSE)
Intervenção em GSE
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Público Alvo | Profissionais das áreas de Saúde, Psicologia, Serviço Social, Educação Social, Psicopedagogia, Ensino, Estudantes Finalistas e outros interessados de áreas relacionadas com o fenómeno das dependências químicas. |
Comentário | https://www.cognos.pt/c_dependencias_intervencao.html |
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