Curso de Formação Dependências Químicas: Intervenção e Tratamento

Formação profissional

DistritoVila Nova De Gaia
LocalEm qualquer parte em formato e-Learning
Sector de actividade Educação, Cultura e Desporto
Preço 140,00€
Inicio da formação 2023-05-25
Fim da formação 2023-06-26
Fundamento Inscrições Abertas Entidade Formadora Certificada Pela DGERT Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_dependencias_intervencao.html Telefone: 220965669 ou 910415337 Em qualquer parte em formato e-Learning 1. DESTINATÁRIOS Profissionais das áreas de Saúde, Psicologia, Serviço Social, Educação Social, Psicopedagogia, Ensino, Estudantes Finalistas e outros interessados de áreas relacionadas com o fenómeno das dependências químicas. 2. OBJETIVOS • Compreender a importância da abordagem interdisciplinar no âmbito das dependências químicas; • Explicar a distinção entre comunidade terapêutica e grupos de mútua-ajuda; • Identificar e explicar os objetivos específicos do tratamento psiquiátrico, no âmbito das dependências químicas; • Compreender os benefícios da utilização da terapia cognitivo-comportamental e dos grupos de sala de espera, no âmbito das dependências químicas. 3. CERTIFICADO Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
Modulos 1. PLANO CURRICULAR Módulo 1: Abordagem interdisciplinar (6 horas) Etapas do tratamento Fase inicial ou de Acolhimento Tratamento Fase final ou de Reinserção Social Módulo 2: Comunidade terapêutica (6 horas) Movimento das Comunidades Terapêuticas Conceção do ser humano dependente químico Revisão do conceito de substância psicoativa A comunidade terapêutica (CT), propriamente dita A equipa e o ambiente da CT A funcionalidade da CT e o programa terapêutico-educativo Exemplificação de CT`s (funcionais vs disfuncionais) Módulo 3: Grupos de mútua-ajuda (8 horas) Introdução histórica – a sua origem O Modelo de Minnesota Pontos Fracos do Modelo Minnesota Síntese do Modelo Minnesota Grupos de Mútua Ajuda – o que são? e como funcionam? Módulo 4: Tratamento psiquiátrico e farmacológico (8 horas) O tratamento psiquiátrico O tratamento farmacológico Módulo 5: Terapia cognitivo-comportamental e prevenção de recáidas (8 horas) Teoria da aprendizagem social Técnicas de entrevista motivacional Terapia Cognitivo-Comportamental em grupo Módulo 6: Grupos em sala de espera (4 horas) Definição e objetivos dos Grupos em Sala de Espera (GSE) Intervenção em GSE
Público Alvo Profissionais das áreas de Saúde, Psicologia, Serviço Social, Educação Social, Psicopedagogia, Ensino, Estudantes Finalistas e outros interessados de áreas relacionadas com o fenómeno das dependências químicas.
Comentário https://www.cognos.pt/c_dependencias_intervencao.html
Contactos
António Machado
marketing.cognosgmail.com