Concurso para recrutamento de investigador(a) Doutorado(a)

Lisboa Full-time

Detalhes da oferta

Receção de candidaturas até 29 de agosto de 2025
O aviso de abertura poderá ser consultado também em:
- Área de Recrutamento da página eletrónica do LNEC, através do link: https://www.lnec.pt/pt/recrutamento-2/procedimentos-concursais/
- Bolsa de Emprego Público com a referência OE202507/0666;
- Diário da República com o aviso (extrato) nº 17672/2025/2 de 17 de julho de 2025.


Concurso para recrutamento de investigador(a) Doutorado(a)

1 – Descrição da oferta
Nos termos:

dos artigos 4.º e 11.º do Decreto-Lei n.º 57/2016, de 29 de agosto, alterado pela Lei n.º 57/2017, de 19 de julho; e
da Deliberação do Conselho Diretivo do LNEC, I.P., de 2025-03-14

foi autorizada a abertura de um procedimento concursal de seleção internacional com vista ao recrutamento de um doutorado para o exercício de atividades de investigação científica, de desenvolvimento tecnológico, de gestão e comunicação de ciência e tecnologia, no âmbito das atividades do Núcleo de Conservação do Património Natural e Construído do Departamento de Materiais.
2 – Referência do projeto e fontes de financiamento
Receitas próprias provenientes de projetos, programas e prestações de serviços no âmbito das atividades afetas ao Núcleo de Conservação do Património Natural e Construído.
3 – Natureza do concurso
O concurso consiste na apreciação do curriculum vitae e da obra científica dos(as) candidatos(as).
4 – Atividade a desenvolver
As atividades a desenvolver serão realizadas no domínio da Geologia ou área afim, nas áreas dos estudos de conservação da pedra, de caracterização de materiais pétreos e similares, e da geoconservação, compreendendo:
Atividades relacionadas com o Património Construído
Caracterização e Diagnóstico:


Identificação e caracterização dos tipos de pedra utilizados em monumentos e edifícios históricos, recorrendo, entre outros, à análise petrográfica e mineralógica, à caracterização hídrica e físico-mecânica dos materiais pétreos das construções e, em particular, no património edificado;
Estudo dos processos de degradação; identificação das causas de degradação (e.g cristalização de sais, biodeterioração) e dos efeitos de fatores ambientais externos (e.g. poluição atmosférica, humidade e das variações térmicas); elaboração, implementação e análise de ações de monitorização como suporte de medidas de conservação;

Conservação de materiais pétreos:


Estudo e seleção de métodos e materiais visando ações de conservação:
Pesquisa de soluções adequadas às características petrográficas e estados de alteração do substrato, tendo em consideração a compatibilidade com os materiais existentes e devidamente enquadradas nos princípios das boas práticas da Conservação;
Apoio a planos de conservação preventiva e corretiva;
Implementação e acompanhamento de técnicas de monitorização para avaliação das ações realizadas.

Atividades relacionadas com o Património Natural
No âmbito da Geoconservação, em que se destaca a :


Avaliação e elaboração de proposta de medidas de proteção e gestão sustentável de locais com relevância geológica;
Colaboração em mapeamentos digitais e modelação 3D de formações geológicas ou estruturas construídas com valor patrimonial;
Aavaliação da compatibilidade entre exploração de recursos e conservação do património natural;
Colaboração nas ações de educação e sensibilização sobre o valor científico, pedagógico e turístico do património geológico.

 
No âmbito da sua atividade, pretende-se que o candidato participe:


na preparação, colaboração e submissão de candidaturas a projetos de investigação e inovação;
na colaboração em estudos em curso na área da conservação de materiais pétreos;
na elaboração e apreciação de planos de estudos para resposta a solicitações nomeadamente na área da conservação da pedra ou caracterização de materiais pétreos provenientes de construções modernas que requeiram abordagem integrada nesta atividade;
na colaboração nos estudos de caracterização e durabilidade de betões, em particular nos relacionados com a problemática das reações químicas expansivas, com destaque para a análise petrográfica;
na colaboração nos estudos de caracterização de argamassas antigas, com destaque para a análise petrográfica dessas amostras;
na orientação de dissertações de mestrado e de teses de doutoramento;
na participação em ações de formação (como formador ou formando) e eventos técnicos e científicos, no país e no estrangeiro.

5 – Categorias/perfil dos candidatos
Investigador Doutorado (R2).
6 – Área científica
Materiais de Construção
7 – Tipo de contrato
Contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo certo, por um período de 3 anos, eventualmente renovável por períodos de 1 ano até ao limite máximo de 6 anos.
8 – Prazo de candidatura
30 dias úteis após publicação em Diário da República.
9 – Formalização das candidaturas
Preenchimento de formulário de candidatura disponível na área de Recrutamento da página eletrónica do LNEC, com indicação inequívoca “Concurso para a recrutamento de um doutorado (R2) no âmbito das atividades do Núcleo de Conservação do Património Natural e Construído do Departamento de Materiais”, acompanhado dos seguintes documentos:


Curriculum vitae;
Fotocópia de documentos comprovativos das habilitações académicas e profissionais;
Os(as) candidatos(as) que tenham obtido o grau de doutor em universidades estrangeiras deverão apresentar documento comprovativo do reconhecimento desse grau como equiparado aos concedidos pelas universidades portuguesas nos termos do Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de agosto, e da Portaria n.º 33/2019, de 25 de janeiro, alterada e republicada em anexo à Portaria n.º 43/2020, de 14 de fevereiro;
Outros documentos relevantes para apreciação da candidatura;

As candidaturas podem ser:


Remetidas através de correio registado, com aviso de receção, com a indicação exterior “Concurso para recrutamento de um doutorado (R2) no âmbito do das atividades do Núcleo de Conservação do Património Natural e Construído”, para o endereço do LNEC, I.P., Avenida do Brasil, n.º 101, 1700-066 LISBOA, relevando como data de entrega a data do respetivo registo;
Entregues pessoalmente no Setor de Arquivo e Expediente Geral do LNEC, no mesmo endereço, em dias úteis, no período compreendido entre as 9:00 e as 12:30 e entre as 14:00 e as 17:30.
Enviadas pelo correio eletrónico até ao termo do prazo, para o seguinte endereço recrutamento@lnec.pt.

INFORMAÇÃO / LOCAL DE TRABALHO
10 – Contactos / Local de trabalho
Instituição de Acolhimento: LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil, I.P.
Avenida do Brasil, 101 – 1700-066 Lisboa
País: Portugal
Website: https://www.lnec.pt
Email de contacto: recrutamento@lnec.pt
As atividades de investigação científica, de desenvolvimento tecnológico e de comunicação de ciência e de tecnologia serão exercidas no Núcleo de Conservação do Património Natural e Construído  do Departamento de Materiais, sem prejuízo de poderem ser exercidas também noutras unidades orgânicas e de deslocações temporárias no país ou estrangeiro.
REQUISITOS
 
11 – Perfil dos candidatos
 
Requisitos gerais
A este procedimento concursal podem candidatar-se indivíduos nacionais, estrangeiros ou apátridas que sejam titulares de grau de doutor em Geologia e detentores de currículo científico e profissional adequado às atividades a desenvolver, nomeadamente na área de caracterização e conservação de pedra.
Requisitos especiais:


Evidência de participação em estudos ou projetos de investigação na área da conservação da pedra e da caracterização de materiais pétreos.
Experiência de planificação, realização e interpretação de ensaios de caracterização de materiais pétreos e afins (petrográfica, química, física e mecânica).
Publicação, comunicação e disseminação de resultados científicos e técnicos na área da Pedra e em especial na área de métodos e materiais a utilizar na sua conservação.
Possuir boas capacidades de comunicação escrita e oral em língua portuguesa e inglesa.

 
 
INFORMAÇÃO ADICIONAL
 
12 – Remuneração base
 
A remuneração mensal a atribuir é a correspondente ao nível 33 da tabela remuneratória única, no valor de € 2 351,53.
As condições de trabalho e as regalias sociais são as genericamente vigentes para os(as) trabalhadores(as) da Administração Pública, em regime de contrato de trabalho em funções públicas por tempo determinado.
 
13 – Admissão de candidaturas
 
São excluídos da admissão ao procedimento concursal os candidatos que formalizem incorretamente a sua candidatura ou que não comprovem os requisitos exigidos neste concurso. Assiste ao júri a faculdade de exigir a qualquer candidato, em caso de dúvida, a apresentação de documentos compro-vativos das suas declarações.
Assiste ao júri a faculdade de requerer ao(à) candidato(a), as informações profissionais e ou habilitacionais que considere relevantes.
As falsas declarações prestadas pelos candidatos(as) são puníveis nos termos da lei.
A lista de candidatos(as) admitidos(as) e excluídos(as) bem como a lista de classificação final são publicitados na área de Recrutamento da página eletrónica do LNEC sendo os(as) candidatos(as) notificados(as) por correio eletrónico.
Audiência prévia e prazo para a decisão final: nos termos do artigo 121.º do Código do Procedimento Administrativo, após notificados, os(as) candidatos(as) têm 10 dias úteis para se pronunciar. Num prazo de 90 dias, contados a partir da data limite de apresentação das candidaturas, são proferidas as decisões finais do júri.
 
14 – Júri
 
Presidente
Investigadora-Coordenadora Laura Maria Mello Saraiva Caldeira, Presidente do Conselho Diretivo do LNEC
Vogais efetivos
Investigador Coordenador António Carlos Bettencourt Simões Ribeiro
Investigadora Auxiliar Dória Maria Rodrigues Costa
 
15 – Método(s) e critérios de seleção
 
1. A seleção dos candidatos incidirá sobre a relevância, qualidade e atualidade dos itens a seguir indicados, sendo os critérios de apreciação e ponderação do curriculum vitae e da obra científica dos candidatos, nos últimos cinco anos, definidos por deliberação unânime:


A qualidade do trabalho científico e técnico (TCT) com base em publicações devidamente documentadas, nomeadamente dissertações de mestrado, tese de doutoramento ou equivalentes, artigos publicados em revistas científicas, anais de congressos ou outras reuniões científicas, livros ou capítulos de livros, e relatórios;
A experiência profissional (EP) na área científica do concurso, incluindo em especial a relevante para as atividades identificadas neste edital;
A contribuição em atividades de orientação científica e ações de formação (OC&AF) e de difusão dos conhecimentos (atividades docentes, realização de palestras e de conferências);
A formação profissional (FP) com base na frequência de cursos e seminários, em especial a relevante para as atividades identificadas neste edital;
A participação em atividades de gestão de ciência e tecnologia e prestação de serviço à comunidade (PAG&PSC).

A classificação final (CF) será obtida pela expressão seguinte:
CF = 0,45 TCT + 0,30 EP + 0,15 OC&AF + 0,05 FP + 0,05 PAG&PSC,
onde as siglas TCT, EP, OC&AF, FP, PAG&PSC são as classificações dos parâmetros indicados.
A classificação TCT corresponde às seguintes qualificações:


19 a 20 – Excelente;
17 a 18 – Muito bom;
14 a 16 – Bom;
10 a 13 – Suficiente;
0 a 9 – Insuficiente.

As classificações EP, OC&AF, FP, PAG&PSC correspondem às seguintes qualificações:


19 a 20 – Muito relevante;
14 a 18 – Relevante;
10 a 13 – Pouco significativo;
0 a 9 – Muito pouco significativo.

2. Os critérios de avaliação respeitarão os princípios previstos no número 4 do artigo 5º do Decreto-Lei 57/2016, de 29 de agosto, nomeadamente:
a)    ser explícitos quanto à forma de proceder à avaliação do percurso científico e curricular dos candidatos;
b)    não adotar procedimentos meramente quantitativos, baseados em indicadores, na contagem de publicações, ou no cálculo dos seus fatores de impacto cumulativo;
c)    assumir que o conteúdo da produção científica é mais relevante que as métricas de publicação ou do que a entidade que a publicou;
d)    considerar a qualidade intrínseca do conteúdo científico da atividade, selecionada pelo candidato, que deve ser alvo de apreciação pelo júri;
e)    considerar a especificidade disciplinar.
3. O processo de avaliação poderá incluir uma entrevista que visará avaliar, numa relação interpessoal, as aptidões pessoais e profissionais dos candidatos tendo em consideração os objetivos que presidem à abertura do concurso e compreenderá as seguintes cinco componentes:
MAI - motivação para a realização das atividades de investigação previstas e disponibilidade para permanência no projeto no período previsto;
CIEP - capacidade de integração em equipa multidisciplinar;
CLI - conhecimento das línguas portuguesa e inglesa (compreensão de documentação técnica e fluência oral);
IAC - interesse por atividades de ciência e tecnologia na área científica do concurso;
CEO - capacidade de expressão oral de ideias e conceitos.
Em face das respostas às questões que forem colocadas aos candidatos, a cada uma dessas componentes será atribuída uma classificação, estipulada como a seguir se indica:


Excelente - 19 a 20
Muito bom - 17 a 18
Bom - 14 a 16
Suficiente - 10 a 13
Insuficiente - 0 a 9

em que:
Insuficiente – Situação em que o candidato não consegue transmitir qualquer ideia, a respeito do fator considerado;
Suficiente – Situação em que o candidato consegue transmitir ideias concretas e suficientemente organizadas relativamente ao fator enunciado;
Bom – Situação em que o candidato consegue transmitir ideias claras e bem correlacionadas;
Muito Bom – Situação em que o candidato consegue transmitir ideias claras, criativas e muito bem correlacionadas, revelando um nível significativo de informação e comunicação;
Excelente – Situação em que o candidato, transmitindo claramente as suas ideias, nos termos do nível anterior, revela ainda um excelente índice de reflexão, sistematização, interiorização e nexo.
A fórmula a aplicar para a classificação da entrevista de seleção será a seguinte:
ES = 0,2 (MAI + CIEP + CLI + IAC + CEO)
O valor da classificação final (CF), no caso de realização de entrevista, será obtido de acordo com a expressão seguinte:
CF = 0,90 (0,45 TCT + 0,30 EP + 0,15 OC&AF + 0,05 FP + 0,05 PAG&PSC) + 0,10 ES
4. Quanto às condições de preferência, em caso de igualdade de classificação final, o júri deliberou, por unanimidade, que prefere o candidato com classificação mais elevada no item TCT.
5. A classificação final, assim como as classificações resultantes da avaliação de cada item, serão aproximadas às décimas, por arredondamento simétrico, numa escala de 0,0 a 20,0 valores. Serão considerados aprovados em mérito absoluto os candidatos com avaliação não inferior a 14,0 valores, sendo eliminados os candidatos com avaliação inferior a este valor. A ordenação em mérito relativo é efetuada por ordem decrescente da classificação final.
A lista de candidatos(as) admitidos(as) e excluídos(as) e o resultado final dos concursos, após homologação, são objeto de notificação aos(às) candidatos(as) e publicitação na área de Recrutamento da página eletrónica do LNEC.
Das reuniões do júri são lavradas atas que contêm um resumo do que nelas houver ocorrido, bem como os votos emitidos por cada um dos membros e respetiva fundamentação, sendo facultadas aos candidatos sempre que o solicitarem.
O júri delibera através de votação nominal fundamentada de acordo com os critérios de seleção adotados e divulgados, não sendo permitidas abstenções.
Após a conclusão da aplicação dos critérios de seleção, o júri procede à elaboração da lista ordenada dos candidatos aprovados com a respetiva classificação.
A deliberação final do júri é homologada pelo Conselho Diretivo do LNEC, ao qual compete também decidir sobre a contratação.
 
16 – Outras informações
 


Legislação aplicável

Decreto-Lei n.º 57/2016, alterado pela Lei n.º 57/2017.
Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas (LTFP) aprovada pela Lei n.º 35/2014, de 20 de junho, na sua redação atual.
Código do Procedimento Administrativo, Decreto-Lei n.º 4/2015, de 7 de janeiro.
Decreto regulamentar n.º 11-A/2017, de 29 de dezembro


Política de não discriminação e de igualdade de acesso

Em cumprimento da alínea h) do art.º 9. ° da Constituição, a Administração Pública, enquanto entidade empregadora, promove ativamente uma política de igualdade de oportunidades entre homens e mulheres no acesso ao emprego e na progressão profissional, providenciando escrupulosamente no sentido de evitar toda e qualquer forma de discriminação


Candidatos(as) portadores(as) de deficiência

Nos termos do artigo 3.º n.º 3 do Decreto-Lei. n.º 29/2001, de 3 de fevereiro, o(a) candidato(a) com deficiência tem preferência em igualdade de classificação, a qual prevalece sobre qualquer outra preferência legal.
Os(as) candidatos(as) devem declarar no formulário de candidatura, sob compromisso de honra, o respetivo grau de incapacidade, o tipo de deficiência e os meios de comunicação/expressão a utilizar no processo de seleção.


Publicitação

O presente aviso foi elaborado pelo júri do concurso e enviado para publicação no Diário da República, Bolsa de Emprego Público (www.bep.gov.pt), na página eletrónica do LNEC e no portal EURAXESS em língua inglesa.
 
 
DistritoLisboa
Habilitações mínimas Curso Superior
Experiência mínima 0-1 anos
Sector de actividade Outros
Tipo de contrato Full-time
Tipo de oferta Emprego
Contactos Laboratório Nacional de Engenharia Civil, I.P.
Av. do Brasil, 101
1700-066 Lisboa
Portugal
recrutamentolnec.pt
218443000
218443045
www.lnec.pt

Como responder

Candidate-se aqui