Bolsa de investigação (BI) no âmbito do projeto “Advanced Multimodal Marketplace for Low Emission and Energy Transportation - ADMIRAL”

Lisboa Full-time

Detalhes da oferta

1 – Título
BOLSA DE INVESTIGAÇÃO (BI)

2 – Descrição da Oferta
Nos termos do Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pela Lei n.º 40/2004, de 18 de agosto, na sua redação atual, encontra-se aberto concurso para atribuição de uma bolsa de investigação (BI) no âmbito do projeto “Advanced Multimodal Marketplace for Low Emission and Energy Transportation - ADMIRAL”.

3 – Fontes de financiamento
Programa Horizonte Europa (100%)

4 – Área científica
Engenharia Civil (Engenharia de Transportes) e afins, p.ex., Engenharia Informática e de Computação aplicada à área dos transportes.

5 – Duração
A bolsa terá a duração de 12 meses, renovável até ao limite máximo de:

duração do projeto; ou
32 meses.

6 – Constituição de lista de reserva
Será constituída uma lista de reserva de seleção por um período de 6 meses a partir da data da decisão final do concurso.

7 – Regime de atividade
O trabalho decorrerá em regime de dedicação exclusiva, conforme estabelecido no Estatuto do Bolseiro de Investigação, aprovado pela Lei n.º 40/2004, de 18 de agosto, na sua redação atual, e no Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT disponíveis nos sites da FCT e do LNEC.

8 – Plano de trabalhos e objetivos a atingir
O bolseiro deve contribuir para a concretização das tarefas coordenadas pelo Departamento de Transportes, em linha com os principais objetivos de I&D associados ao desenvolvimento sustentável dos transportes e logística em ligação aos estudos-piloto, devendo centrar-se em tarefas de planeamento (modelação) de transportes com aplicação de métodos de ciência dos dados, designadamente abrangendo o seguinte:


Definição do quadro de sustentabilidade para uma logística colaborativa, digital e ecológica;
Avaliação de tendências e formulação de cenários futuros para o transporte de mercadorias (intermodais/multimodais);
Integração em modelo multinível de Indicadores de desempenho visando a sustentabilidade.

 
9 - Local de trabalho
Instituição de Acolhimento: LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil, I.P.
Avenida do Brasil, 101 – 1700-066 Lisboa
País: Portugal
Website: https://www.lnec.pt
Email de contacto: recrutamento@lnec.pt
As atividades inseridas no âmbito da bolsa serão realizadas no Departamento de Transportes do LNEC, sem prejuízo de deslocações temporárias no País

10 - Perfil dos candidatos
Poderão candidatar-se:

mestres em Engenharia Civil (Engenharia de Transportes) ou áreas afins, p. ex., Engenharia Informática aplicada à área dos transportes, inscritos em programa doutoral na área de Engenharia Civil (Engenharia de Transportes) ou áreas afins, p.ex., Engenharia Informática. As respetivas dissertações de mestrado, previamente elaboradas, terão de estar alinhadas no âmbito do projeto, designadamente com temas de modelação de transportes.
Em alternativa à inscrição em doutoramento que é referida em a), poderão também estar inscritos em pós-graduações na área de Engenharia de Transportes ou áreas afins ao projeto, p.ex., Engenharia Informática aplicada à área dos transportes, lecionadas por universidades ou em curso não conferente de grau académico integrado em projeto educativo de uma instituição de ensino superior, desde que tenham experiência em planeamento (modelação) de transportes.

11 – Orientação científica
A orientação das atividades será assegurada pela coordenadora do projeto no LNEC, Eng.ª Elisabete M. Mourinho Arsénio Guterres de Almeida (Elisabete Arsénio), do Departamento de Transportes do LNEC.

12 - Subsídio mensal de manutenção
A bolsa compreenderá um subsídio mensal de manutenção de  € 1.199,64 (no caso de mestres). O bolseiro beneficiará ainda de um regime próprio de segurança social e de um seguro contra acidentes pessoais nas atividades desenvolvidas

13 – Métodos e critérios de seleção
A avaliação das candidaturas será efetuada numa escala de 0 a 20 valores e o Mérito do Candidato (MC) e será determinado em duas fases, uma primeira de avaliação curricular (AC), passando à segunda fase, de avaliação do Mérito do Candidato (MC) com entrevista de seleção (ES), os candidatos com classificação igual ou superior a 14 valores na Fase 1.
Mérito do candidato:
Fase 1: Avaliação Curricular (AC)
 
Fase 2:
 
A classificação final (MC) será calculada através da expressão:
 
AC = 0.60 x PA + 0.40 x CP
MC = 0.60 x AC + 0.40 x ES
 
O júri poderá não atribuir a bolsa se a qualidade dos candidatos for inferior à requerida, devendo MC ≥ 14 valores.

14 – Composição do júri de seleção
Presidente:
Maria de Lurdes Baptista da Costa Antunes, investigador coordenador;
Vogais efetivos:
Elisabete M. Mourinho Arsénio Guterres de Almeida,coordenadora de projeto
Vogais suplentes:
José Eduardo de Mendonça Tomás Barateiro, investigador principal

15 – Documentos a apresentar

no momento de candidatura:

Carta de motivação (máximo: uma página A4).
Certificado comprovativo do grau académico detido, com indicação das classificações parciais e da classificação final.
Comprovativo da classificação obtida em cada unidade curricular do curso que frequenta

Os certificados estrangeiros só podem ser considerados válidos quando apresentado o seu registo de reconhecimento ou, em alternativa, quando apresentado o documento de reconhecimento/equivalência das habilitações estrangeiras às correspondentes habilitações portuguesas. As respetivas classificações só podem ser utilizadas se oficialmente convertidas para a escala de classificação portuguesa (pela DGES ou por uma instituição de ensino superior pública), mesmo que a escala estrangeira seja de 0 a 20 valores.


Documento oficial comprovativo da inscrição no grau/curso previsto no ponto 10 deste edital.

Caso o candidato não consiga obter esse documento por motivo que não lhe seja imputável, poderá substitui-lo por declaração sobre compromisso de honra atestando essa inscrição, ficando obrigado a apresentá-lo no momento da contratualização.


Curriculum Vitae detalhado.
Documentos adicionais (com caráter facultativo), tais como cartas de recomendação e documentos comprovativos de estágios ou cursos complementares realizados, considerados relevantes para as atividades previstas na bolsa.

no momento de contratualização:

Declaração oficial comprovativa da matrícula em doutoramento.
Informações necessárias à elaboração do contrato.

16 - Receção de candidaturas
Entre 30 de maio e 19 de junho de 2023

17 - Formalização de candidaturas
As candidaturas deverão ser formalizadas numa das seguintes formas:


por via eletrónica recrutamento@lnec.pt., até às 24h00 horas do último dia do prazo;
diretamente no LNEC, no Setor de Arquivo e Expediente Geral, sito na Avenida do Brasil, 101, 1700-066 Lisboa;
por correio registado, com aviso de receção, endereçado a LNEC, I.P., Avenida do Brasil, nº101, 1700-066 Lisboa, valendo a data aposta no registo como data de envio para efeitos de cumprimento do prazo.

Nos 2 últimos casos as candidaturas deverão ser entregues em envelope fechado, devidamente identificado como “Concurso para atribuição de uma bolsa de investigação (BI), no âmbito da do projeto “Advanced Multimodal Marketplace for Low Emission and Energy Transportation - ADMIRAL”.

18 - Notificação dos resultados
Os resultados finais de cada fase de avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida, sendo todos os candidatos notificados por via eletrónica. Os mesmos resultados serão ainda divulgados na área de Recrutamento da página eletrónica do LNEC.

19 – Prazo de reclamação e recurso
Os candidatos têm um prazo de 10 dias úteis, após a divulgação dos resultados, para se pronunciarem, querendo, em sede de audiência prévia, nos termos previstos no Código do Procedimento Administrativo.
Da decisão final pode ser interposta reclamação no prazo de 15 dias úteis, ou recurso para o Conselho Diretivo do LNEC, no prazo de 30 dias úteis, ambos após a respetiva notificação

20 – Informações
Qualquer informação complementar poderá ser solicitada através dos telefones 218 443 892 ou 218 443 216 ou por correio eletrónico para o endereço referido em 15. Candidatos não-residentes em Portugal poderão também encontrar informações úteis no portal EURAXESS Portugal.

21 – Modelo de contrato de bolsa
Disponível na área de Recrutamento da página eletrónica do LNEC

22 – Modelo de relatório final a elaborar pelo bolseiro e pelo orientador
Disponível na área de Recrutamento da página eletrónica do LNEC
DistritoLisboa
LocalLisboa
Habilitações mínimas Curso Superior
Experiência mínima 0-1 anos
Sector de actividade Outros
Tipo de contrato Full-time
Tipo de oferta Emprego temporario
Contactos Laboratório Nacional de Engenharia Civil, I.P.
Av. do Brasil, 101
1700-066 Lisboa
Portugal
recrutamentolnec.pt
218443000
218443045
www.lnec.pt