Bolsa de iniciação à investigação (BII), no âmbito do desenvolvimento de instrumentação científica para a observação de estruturas

Lisboa Part-time

Detalhes da oferta

AVISO
CONCURSO PARA ATRIBUIÇÃO DE BOLSA DE INICIAÇÃO À INVESTIGAÇÃO (BII) NO ÂMBITO DO DESENVOLVIMENTO DE INSTRUMENTAÇÃO CIENTÍFICA PARA A OBSERVAÇÃO DE ESTRUTURAS
 
Nos termos do Regulamento de Bolsas da Fundação de Ciência e Tecnologia (FCT), e tendo em conta a aplicação do Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pela Lei n.º 40/2004, de 18 de agosto, na sua redação atual, encontra-se aberto concurso para atribuição de uma bolsa de iniciação à investigação (BII), no âmbito do desenvolvimento de instrumentação científica para a observação de estruturas, nas seguintes condições:
1. Tipo de bolsa
A bolsa a conceder será uma Bolsa de Iniciação à Investigação (BII), tal como definido no número 1 do artigo 5.º do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT.
2. Duração
A bolsa terá a duração de 1 ano.
3. Regime de atividade
O trabalho decorrerá em regime de dedicação exclusiva, conforme estabelecido no Estatuto do Bolseiro de Investigação, aprovado pela Lei n.º 40/2004, de 18 de agosto, na sua redação atual, e no Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT disponíveis nos sites da FCT e do LNEC.
A bolsa compreende um grau de ocupação de 12 horas semanais na realização das correspondentes atividades.
4. Objeto de atividade
No âmbito da atividade de I&D&I referida em epígrafe, o bolseiro deve contribuir para a concretização das tarefas afetas ao Núcleo de Sistemas Eletrotécnicos e Mecânicos, em linha com os principais objetivos de I&D&I, nomeadamente:
Colaborar no desenvolvimento de sistemas eletrónicos para condicionamento de sinal de sensores e/ou de controlo de sistemas;
Colaborar no desenvolvimento de aplicações informáticas destinadas à aquisição de dados, processamento e visualização, suportadas por computadores pessoais ou usando outras plataformas suportadas pelo sistema operativo Android e redes de comunicação sem fios (wireless);
Colaborar no desenvolvimento de programação embebida de dispositivos inteligentes para a realização do controlo de sistemas hidráulicos de atuação;5. Local de trabalho
As atividades inseridas no âmbito da bolsa serão realizadas nas instalações do LNEC, na Av. do Brasil, em Lisboa, sem prejuízo de deslocações temporárias no País.
6. Perfil dos candidatos
Poderão candidatar-se estudantes inscritos em mestrado ou no mestrado integrado na área de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores.
7. Orientação científica
A orientação das atividades será assegurada pelo investigador auxiliar Carlos Manuel Almeida Santos, do Núcleo de Sistemas Eletrotécnicos e Mecânicos do Centro de Instrumentação Científica do LNEC.
8. Subsídio mensal de manutenção
A bolsa compreenderá um subsídio mensal de manutenção no montante de € 416,12. O bolseiro beneficiará ainda de um regime próprio de segurança social e de um seguro contra acidentes pessoais nas atividades desenvolvidas.
9. Métodos e critérios de seleção
A avaliação das candidaturas incidirá sobre o Mérito do Candidato (MC), aplicando-se os seguintes critérios de avaliação, valorados numa escala de 0 a 20 valores. Mérito do candidato:
Percurso académico (PA) - que reflete as classificações dos graus académicos previstos neste concurso, nomeadamente na licenciatura ou equivalente – 50%
Currículo profissional (CP) - que reflete o percurso científico e profissional – 10%
Entrevista de seleção (ES) - 40%Sendo:
MC = (0,5 * PA) + (0,1 * CP) + (0,4 * ES)
O júri poderá não atribuir a bolsa se a qualidade dos candidatos for inferior à requerida.
10. Composição do júri de seleção
O júri de seleção será constituído pelos seguintes elementos:
Presidente:             João Carlos Godinho Viegas, investigador principal com habilitação do LNEC;
Vogais efetivos:     Paulo Jorge Gil de Morais, investigador auxiliar do LNEC;
                                 Carlos Manuel Almeida Santos, investigador auxiliar do LNEC;
Vogais suplentes: João Paulo Narciso dos Reis, Bolseiro de Pós-Doutoramento do LNEC;
                                 José Eduardo de Mendonça Tomás Barateiro, investigador auxiliar do LNEC.
11. Documentos de candidatura
Carta de motivação (máximo: uma página A4).
Declaração oficial comprovativa da matrícula no mestrado ou mestrado integrado da área académica exigida neste concurso.
Certificado comprovativo da habilitação académica detida, com indicação da classificação obtida no primeiro ciclo de formação (se for caso disso) e em cada unidade curricular.Os certificados estrangeiros só podem ser considerados válidos quando apresentado o seu registo de reconhecimento ou, em alternativa, quando apresentado o documento de reconhecimento/equivalência das habilitações estrangeiras às correspondentes habilitações portuguesas. As respetivas classificações só podem ser utilizadas se oficialmente convertidas para a escala de classificação portuguesa (pela DGES ou por uma instituição de ensino superior pública), mesmo que a escala estrangeira seja de 1 a 20 valores.
Curriculum Vitae detalhado.
Formulário de candidatura (a retirar da área de Recrutamento da página eletrónica do LNEC);
Documentos adicionais (com caráter facultativo), tais como cartas de referência e documentos comprovativos de estágios ou cursos complementares realizados, considerados relevantes para as atividades previstas no projeto.Os documentos podem ser apresentados em português ou em inglês.
12. Receção de candidaturas
A receção de candidaturas decorrerá entre 11 a 29 de janeiro de 2021.
13. Formalização de candidaturas
As candidaturas deverão ser formalizadas mediante preenchimento de formulário tipo, indicado no ponto 11, podendo ser enviados numa das seguintes formas:
por via eletrónica recrutamento@lnec.pt., até às 24h00 horas do último dia do prazo;
diretamente no LNEC, no Setor de Arquivo e Expediente Geral, sito na Avenida do Brasil, 101, 1700-066 Lisboa
por correio registado, com aviso de receção, endereçado a LNEC, I.P., Avenida do Brasil, nº101, 1700-066 Lisboa, valendo a data aposta no registo como data de envio para efeitos de cumprimento do prazo.Nos 2 últimos casos as candidaturas deverão ser entregues em envelope fechado, devidamente identificado como “Concurso para atribuição de uma bolsa de iniciação à investigação (BII) no âmbito do desenvolvimento de instrumentação científica para a observação de estruturas.
14. Notificação dos resultados
Os resultados finais de cada fase de avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida, sendo todos os candidatos notificados por via eletrónica. Os mesmos resultados serão ainda divulgados na área de Recrutamento da página eletrónica do LNEC.
15. Informações
Qualquer informação complementar poderá ser solicitada através dos telefones 218 443 892 ou 218 443 216 ou por correio eletrónico para o endereço referido em 13. Candidatos não-residentes em Portugal poderão também encontrar informações úteis no portal ERAcareers.
DistritoLisboa
LocalAlvalade
Habilitações mínimas Curso Superior
Experiência mínima 0-1 anos
Sector de actividade Engenharia e Serviços Técnicos
Tipo de contrato Part-time
Duração 12 meses
Remuneração 416,12
Tipo de oferta Concurso Público
Contactos Laboratório Nacional de Engenharia Civil, I.P.
Av. do Brasil, 101
1700-066 Lisboa
Portugal
recrutamentolnec.pt
218443000
218443045
www.lnec.pt