Investigador Auxiliar - LISBOA

Lisboa Full-time

Detalhes da oferta

Código da Oferta:
OE202211/0826
Tipo Oferta:
Contrato Individual de Trabalho
Estado:
Ativa
Nível Orgânico:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Órgão/Serviço:
Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa - Nova School of Business and Economics
Vínculo:
Contrato de trabalho a termo incerto
Categoria:
Investigador Auxiliar
Remuneração:
3230,21€
Suplemento Mensal:
0,00 EUR
Caracterização do Posto de Trabalho:
Diário da República n.º 227/2022, Série II de 2022-11-24

Aviso n.º 22502/2022
Sumário: Abertura de procedimento concursal de seleção internacional para um lugar de investigador auxiliar para o exercício de atividades de investigação científica, na área científica de finanças.

AVISO DE ABERTURA DE PROCEDIMENTO CONCURSAL DE SELEÇÃO INTERNACIONAL PARA A CONTRATAÇÃO DE INVESTIGADOR(A) AUXILIAR AO ABRIGO DO DECRETO-LEI Nº 57/2016, DE 29 DE AGOSTO

1. Identificação do concurso:
O presente concurso, para um lugar de Investigador Auxiliar para o exercício de atividades de investigação científica, na área científica de Finanças, em regime de contrato de trabalho a termo incerto ao abrigo do Código do Trabalho, é suscitado ao abrigo do Decreto-Lei nº 57/2016, de 29 de Agosto, alterado pela Lei n.º 57/2017, de 19 de Agosto, no contexto do contrato programa para apoio ao desenvolvimento de atividades de I&D, celebrado entre a FCT, I. P., e a UNL.
O presente concurso foi aberto por Despacho n.º 80/2022 de 5 maio de 2022 do Reitor da UNL, proferido após a celebração do acima referido contrato programa entre a FCT, I. P., e a UNL, a confirmação da existência de adequado cabimento orçamental e de que o posto de trabalho agora concursado se encontra previsto no mapa de pessoal desta Faculdade.
2. Plano de trabalhos:
O plano de trabalhos pressupõe a conceptualização, desenvolvimento e execução de projetos de investigação e desenvolvimento que incorporem atividades e técnicas conexas relevantes para a Unidade de Investigação desta Faculdade, com ênfase na área científica de Finanças.
Pretende-se com este plano de trabalhos contribuir para os objetivos da Agenda 2030, em particular os objetivos 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes, 08 – Trabalho decente e crescimento económico e 10 – Redução das desigualdades.
3. Não admissão por falta de mérito absoluto
Não serão admitidos a ocupar o lugar a concurso por falta de mérito absoluto candidatos que, numa escala de valoração entre 0 e 100 dos respetivos critérios de seriação, obtenham uma classificação inferior a 50.
4. Legislação aplicável
Decreto nº 57/2016, de 29 de agosto, que aprova o regime de contratação de doutorados destinado a estimular o emprego científico e tecnológico em todas as áreas do conhecimento (RJEC).
Lei nº 57/2017, de 19 de julho, que procede à primeira alteração ao Decreto-Lei nº 57/2016.
Código do Trabalho, aprovado pela Lei nº 7/2009, de 12 de fevereiro, na sua redação atual.
5. Nos termos do art. 16º do D.L. nº 57/2016, o presente procedimento concursal está dispensado da autorização dos membros do Governo responsáveis pelas áreas das Finanças e da Administração Pública, designadamente a referida no nº 3 do artigo 7º da LTFP; da obtenção do parecer prévio favorável dos membros do Governo responsáveis pelas áreas das Finanças e da Administração Pública, referido no nº 5 do artigo 30º da LTFP e do procedimento de recrutamento de trabalhadores em situação de requalificação, referido no artigo 265º da LTFP.
6. Em conformidade com o artigo 13º do RJEC, o júri do concurso tem a seguinte composição:
Professor Doutor Miguel Luís Sousa de Almeida Ferreira;
Professora Doutora Melissa Porras Prado;
Professor Doutor Fernando António Nunes Dionísio Rodrigues dos Anjos.
7. O local de trabalho situa-se nas instalações da Faculdade de Economia/School of Business and Economics, sem prejuízo das deslocações inerentes ao exercício das funções.
8. A remuneração mensal a auferir é a correspondente ao índice 195, 1.º escalão da categoria de investigador auxiliar da carreira de investigação científica, conforme anexo I do Decreto -Lei n.º 124/99, de 20 de abril, e nos termos do n.º 2 do artigo 2.º do Decreto Regulamentar n.º 11 -A/2017, de 29 de dezembro.
9. Ao concurso podem ser opositores(as) candidatos(as) nacionais, estrangeiros(as) e apátridas que sejam titulares do grau de Doutor em Finanças há pelo menos 5 anos e detentores(as) de um currículo científico e profissional que revele um perfil adequado à atividade a desenvolver. Caso o doutoramento tenha sido conferido por instituição de ensino superior estrangeira, o mesmo tem de obedecer ao disposto no Decreto-Lei nº 341/2007, de 12 de outubro, devendo quaisquer formalidades aí estabelecidas estar cumpridas até à data do termo do prazo para a candidatura.
10. São requisitos especiais de admissão a concurso os definidos no ponto anterior.
11. Nos termos do artigo 5º do RJEC a seleção realiza-se através da avaliação do percurso científico e curricular dos candidatos.
12. A avaliação do percurso científico e curricular incide sobre a relevância, qualidade e atualidade:
a) Da produção científica dos últimos cinco anos considerada mais relevante pelo candidato;
b) Das atividades de investigação aplicada, ou baseada na prática, desenvolvidas nos últimos cinco anos e consideradas de maior impacto pelo candidato;
c) Das atividades de extensão e de disseminação do conhecimento desenvolvidas nos últimos cinco anos, designadamente no contexto da promoção da cultura e das práticas científicas, consideradas de maior relevância pelo candidato;
13. O período de cinco anos a que se refere o número anterior pode ser aumentado pelo júri, a pedido do candidato, quando fundamentado em suspensão da atividade científica por razões socialmente protegidas, nomeadamente por motivos de licença de parentalidade, doença grave prolongada, e outras situações de indisponibilidade para o trabalho legalmente tuteladas.
14. São critérios de avaliação:
a) Na vertente de produção científica, a publicação na área de corporate finance, em revistas científicas internacionais de topo com revisão por pares;
b) Na vertente de investigação aplicada, a participação em projetos de investigação na área de corporate finance;
c) Na vertente de extensão e de disseminação do conhecimento, a participação em projetos de consultoria nacionais e internacionais na área de corporate finance.
15. O sistema de classificação final dos candidatos é expresso numa escala de 0 a 100, de acordo com a seguinte tabela de avaliação:

Critério Ponderação do critério Pontuação no critério
Produção científica na área de corporate finance 60% • Publicação em revistas científicas classificadas na lista ABS com nível 4 ou superior – 100
• Publicação em revistas científicas classificadas na lista ABS com nível 3 – 60
• Publicação em revistas científicas classificadas na lista ABS com nível 2 - 40
• Outras publicações em revistas científicas com revisão por pares – 10
• Inexistência de publicações em revistas científicas com revisão por pares – 0
Investigação aplicada – participação em projetos de investigação na área de corporate finance 25% • Participação em projetos de investigação aplicada de corporate finance – 100
• Participação em projetos de investigação aplicada em outras áreas de finanças – 50
• Não participação em projetos de investigação aplicada na área de finanças- 0
Extensão e disseminação do conhecimento 15% • Apoio à tomada de decisão em matéria corporate finance ao nível nacional e internacional – 100
• Apoio à tomada de decisão em matéria corporate finance ao nível internacional – 50
• Apoio à tomada de decisão em matéria de corporate finance ao nível nacional – 40
• Inexistência de apoio à tomada de decisão em matéria de corporate finance ao nível nacional ou internacional –0


16. O júri delibera através de votação nominal fundamentada de acordo com os critérios de seleção adotados e divulgados, não sendo permitidas abstenções.
17. Das reuniões do júri são lavradas atas que contêm um resumo do que nelas houver ocorrido, bem como os votos emitidos por cada um dos membros e respetiva fundamentação, sendo facultadas aos candidatos sempre que solicitadas.
18. Após conclusão da aplicação dos critérios de seleção, o júri procede à elaboração da lista ordenada dos candidatos com a respetiva classificação.
19. A deliberação final do júri é homologada pelo dirigente máximo da instituição a quem compete também decidir da contratação.
20. Formalização das candidaturas:
20.1. As candidaturas são formalizadas mediante requerimento, disponibilizado no endereço eletrónico da Faculdade de Economia/ School of Business and Economics (https://www.novasbe.unl.pt/en/about-us/join-our-school) dirigido ao Diretor, onde conste a identificação deste aviso, nome completo, número do bilhete de identidade, do cartão do Cidadão, ou número de identificação civil, número de identificação fiscal, residência e endereço de contacto, incluindo endereço eletrónico e contacto telefónico.
20.2. A candidatura é acompanhada dos comprovativos das condições previstas nos pontos 10 e 11 para admissão a este concurso, nomeadamente:
a) Cópia de certificado ou diploma;
b) Tese de Doutoramento;
c) Curriculum Vitae detalhado, e estruturado de acordo com os itens do ponto 16;
d) Outros documentos relevantes.
21. Os candidatos apresentam os seus requerimentos e documentos comprovativos, de preferência em suporte digital, em formato PDF, para o endereço de correio eletrónico faculty.recruitment@novasbe.pt, presencialmente no serviço de apoio aos docentes da Faculdade de Economia / School of Business and Economics, Campus de Carcavelos, Rua da Holanda, nº1, 2775-405 Carcavelos, durante o horário de expediente, ou por via postal para a mesma morada. Quando remetidos por via postal, o correio tem de ser registado, com aviso de receção, expedido até ao último dia do prazo de abertura do concurso, o qual se fixa em 15 dias úteis após a publicação deste aviso no Diário da República, 2ª série.
22. São excluídos de admissão ao concurso os candidatos que formalizem incorretamente a sua candidatura ou que não comprovem os requisitos exigidos no presente concurso. Assiste o júri a faculdade de exigir a qualquer candidato, em caso de dúvida, a apresentação de documentos comprovativos das suas declarações.
23. As falsas declarações prestadas pelos candidatos serão punidas nos termos da lei.
24. A lista de candidatos admitidos e excluídos bem como a lista de classificação final são afixadas nas instalações sitas no Campus de Carcavelos, Rua da Holanda, nº 1, 2775-405 Carcavelos, publicitadas nas páginas eletrónicas da Universidade Nova de Lisboa e da Faculdade de Economia/ School of Business and Economics, sendo os candidatos notificados por e-mail com recibo de entrega da notificação.
25. Audiência prévia e prazo para a Decisão Final: Nos termos do artigo 121º do Código do Procedimento Administrativo, após notificados, os candidatos têm 10 dias úteis para se pronunciar. No prazo máximo de 10 dias contados a partir da data limite para a apresentação das pronúncias são proferidas as decisões finais do júri.
26. O presente concurso destina-se, exclusivamente, ao preenchimento da vaga indicada, podendo ser feito cessar até à homologação da lista de ordenação final dos candidatos e caducando com a respetiva ocupação do posto de trabalho em oferta.
27. Política de não discriminação e de igualdade de acesso: A Universidade Nova de Lisboa promove ativamente uma política de não discriminação e de igualdade de acesso, pelo que nenhum(a) candidato(a) pode ser privilegiado(a), prejudicado(a) ou privado(a) de qualquer direito ou isento(a) de qualquer dever em razão, nomeadamente, de ascendência, idade, sexo, orientação sexual, estado civil, situação familiar, situação económica, instrução, origem ou condição social, património genético, capacidade de trabalho reduzida, deficiência, doença crónica, nacionalidade, origem étnica ou raça, território de origem, língua, religião, convicções políticas ou ideológicas e filiação sindical.
28. Nos termos do D.L. nº 29/2001, de 3 de fevereiro, o candidato com deficiência tem preferência em igualdade de classificação, a qual prevalece sobre qualquer outra preferência legal. Os candidatos devem declarar no formulário de candidatura, sob compromisso de honra, o respetivo grau de incapacidade, o tipo de deficiência e os meios de comunicação/expressão a utilizar no processo de seleção, nos termos do diploma supramencionado.
Total Postos de Trabalho:
1
Existe preferência na admissão de pessoas com deficiência:
Sim
Termos:
28. Nos termos do D.L. nº 29/2001, de 3 de fevereiro, o candidato com deficiência tem preferência em igualdade de classificação, a qual prevalece sobre qualquer outra preferência legal. Os candidatos devem declarar no formulário de candidatura, sob compromisso de honra, o respetivo grau de incapacidade, o tipo de deficiência e os meios de comunicação/expressão a utilizar no processo de seleção, nos termos do diploma supramencionado
Detem todas as condições e autorizações para proceder ao recrutamento nos termos indicados:
Sim
Local TrabalhoNº PostosMoradaLocalidadeCódigo PostalDistritoConcelho
Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa - Nova School of Business and Economics1Campus de CampolideLisboa1099032 LISBOALisboa Lisboa
DistritoLisboa
LocalLISBOA
Sector de actividade Sector Público
Tipo de contrato Full-time
Tipo de oferta Concurso Público
Contactos BEP - Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa - Nova School of Business and Economics
Campus de Campolide
LISBOA