Bolsa de Investigação (BI) projeto Mosaic

Lisboa Full-time

Detalhes da oferta

AVISO
 
ATRIBUIÇÃO DE BOLSA DE INVESTIGAÇÃO (BI) NO ÂMBITO DO PROJETO
MOSAIC.PT- ANÁLISE DO RISCO DE INUNDAÇÃO COSTEIRA A PARTIR DE MÚLTIPLAS FONTES PARA
COMUNIDADES SEGURAS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
 
Nos termos de Regulamento das Bolsas da Fundação de Ciência e Tecnologia (FCT), e tendo em conta a aplicação do Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pela Lei nº 40/2004, de 18 de agosto, na sua redação atual, encontra-se aberto concurso para atribuição de uma bolsa de investigação (BI), no âmbito do projeto “MOSAIC.pt - Análise do Risco de Inundação Costeira a partir de Múltiplas Fontes para Comunidades Seguras e Desenvolvimento Sustentável - PTDC/CTA-AMB/28909/2017”, na área científica de Hidráulica Marítima, financiado pelo OE a 100%, nas seguintes condições:
1. Tipo de bolsa
A bolsa a conceder será uma Bolsa de Investigação (BI), tal como definido no número 1 do artigo 6º do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT.
2. Duração
A duração da bolsa é de 5.5 meses, eventualmente renováveis até ao limite máximo de duração do projeto.
3. Regime de atividade
O trabalho decorrerá em regime em regime de dedicação exclusiva, conforme estabelecido no Estatuto do Bolseiro de Investigação, aprovado pela Lei n.º 40/2004, de 18 de agosto, na sua redação atual, e no Regulamento das Bolsas de Investigação da FCT disponíveis nos sites da FCT e do LNEC.
4. Objeto de atividade
O bolseiro participará em diversas atividades de I&DT no âmbito do referido projeto, nomeadamente para o desenvolvimento de uma metodologia com vista à caraterização do espraiamento e do galgamento nas praias da Cova de Gala e de S. Pedro de Moel, com recurso à modelação numérica e a fórmulas empíricas. O trabalho também incluirá a integração desta metodologia no sistema integrado de análise de risco em desenvolvimento.
5. Local de trabalho:
As atividades inseridas no âmbito da bolsa serão realizadas nas instalações do LNEC, na Av. do Brasil, em Lisboa, sem prejuízo de deslocações temporárias no País e no Estrangeiro.
6. Perfil dos candidatos
Poderão candidatar-se estudantes de mestrado ou de mestrado integrado em Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Naval, Ciências do Mar ou áreas afins. São condições preferenciais a motivação para tarefas de investigação nas áreas referidas em 4 e conhecimentos de linguagens de programação (python, VBA ou Matlab).
7. Orientação científica
A orientação das atividades será assegurada pela investigadora principal Conceição Juana Fortes do Núcleo de Portos e Estruturas Marítimas do Departamento de Hidráulica e Ambiente do LNEC.
8. Subsídio mensal de manutenção:
A bolsa compreende um subsídio mensal de manutenção no montante de € 805,98. O bolseiro beneficia ainda de um regime próprio de segurança social e de um seguro contra acidentes pessoais nas atividades desenvolvidas.
9. Métodos e critérios de seleção
A avaliação das candidaturas incidirá sobre o Mérito do Candidato (MC), aplicando-se os seguintes critérios de avaliação, valorados numa escala de 0 a 20 valores. Mérito do candidato:
Percurso académico (PA) - que reflete as classificações dos graus académicos previstos neste concurso, nomeadamente na licenciatura ou equivalente – 40%
Currículo profissional (CP) - que reflete o percurso científico e profissional – 30%
Entrevista de seleção (ES) - 30%Sendo:
MC = (0,4 * PA) + (0,3 * CP) + (0,3 * ES)
O júri poderá não atribuir a bolsa se a qualidade dos candidatos for inferior à requerida.
10. Composição do júri de seleção:
O júri de seleção será constituído pelos seguintes elementos:
Presidente:           Conceição Juana Espinosa Morais Fortes, investigadora principal;
Vogais efetivos:   Liliana Vieira Pinheiro, investigadora auxiliar;
Ana Catarina Zózimo, investigadora contratada;
Vogal suplente:    Rui Jorge Pereira Capitão, investigador auxiliar.
11. Documentos de candidatura
Carta de motivação (máximo: uma página A4).
Certificado comprovativo da licenciatura ou equivalente, com indicação das classificações parciais e da classificação final.
Comprovativo da classificação obtida em cada unidade curricular do curso que frequenta.
Declaração oficial comprovativa da matrícula em mestrado ou mestrado integrado:Os certificados estrangeiros só podem ser considerados válidos quando apresentado o seu registo de reconhecimento ou, em alternativa, quando apresentado o documento de reconhecimento/equivalência das habilitações estrangeiras às correspondentes habilitações portuguesas. As respetivas classificações só podem ser utilizadas se oficialmente convertidas para a escala de classificação portuguesa (pela DGES ou por uma instituição de ensino superior pública), mesmo que a escala estrangeira seja de 1 a 20 valores.
Curriculum Vitae detalhado.
Documentos adicionais (com caráter facultativo), tais como cartas de referência e documentos comprovativos de estágios ou cursos complementares realizados, considerados relevantes para as atividades previstas na bolsa.Os documentos podem ser apresentados em português ou em inglês.
12. Receção de candidaturas
A receção de candidaturas decorrerá entre 18 de janeiro e 5 de fevereiro de 2021.
13. Formalização de candidaturas
As candidaturas deverão ser formalizadas numa das seguintes formas:
por via eletrónica recrutamento@lnec.pt., até às 24h00 horas do último dia do prazo;
diretamente no LNEC, no Setor de Arquivo e Expediente Geral, sito na Avenida do Brasil, 101, 1700-066 Lisboa
por correio registado, com aviso de receção, endereçado a LNEC, I.P., Avenida do Brasil, nº101, 1700-066 Lisboa, valendo a data aposta no registo como data de envio para efeitos de cumprimento do prazo.Nos 2 últimos casos as candidaturas deverão ser entregues em envelope fechado, devidamente identificado como “Concurso para atribuição de uma bolsa de investigação (BI) no âmbito do “MOSAIC.pt - Análise do Risco de Inundação Costeira a partir de Múltiplas Fontes para Comunidades Seguras e Desenvolvimento Sustentável”,
14. Notificação dos resultados
Os resultados finais de cada fase de avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida, sendo todos os candidatos notificados por via eletrónica. Os mesmos resultados serão ainda divulgados na página eletrónica do LNEC.
15. Informações
Qualquer informação complementar poderá ser solicitada através dos telefones 218 443 892 ou 218 443 216 ou por correio eletrónico para o endereço referido em 13.
Candidatos não-residentes em Portugal poderão também encontrar informações úteis no portal ERACareers.
 
DistritoLisboa
Habilitações mínimas Curso Superior
Experiência mínima 0-1 anos
Sector de actividade Engenharia e Serviços Técnicos
Tipo de contrato Full-time
Duração 6 meses
Remuneração 805
Tipo de oferta Concurso Público
Contactos Laboratório Nacional de Engenharia Civil, I.P.
Av. do Brasil, 101
1700-066 Lisboa
Portugal
recrutamentolnec.pt
218443000
218443045
www.lnec.pt